Starlink fora do ar: clientes relatam instabilidade no mundo todo

Tecnologia
Resumo
  • Starlink enfrentou instabilidade global nesta quinta-feira (24/07) por cerca de 2h30.
  • O problema foi causado por falha nos serviços internos de software da rede principal, segundo o vice-presidente de engenharia Michael Nicolls.
  • De acordo com o NetBlocks, a rede operava 16% abaixo do normal nesta quinta.

Clientes da Starlink enfrentaram instabilidade nesta quinta-feira (24/07). No X/Twitter, a empresa confirmou que a rede ficou fora do ar.

Por volta das 19h23 (horário de Brasília), o vice-presidente de engenharia da Starlink, Michael Nicolls, afirmou que o serviço havia se recuperado “quase completamente” após cerca de 2h30 de instabilidade. No entanto, até às 20h45, diversos usuários ainda relatavam falta de conexão.

Segundo o representante, a falha foi causada por um problema nos serviços internos de software que operam a rede principal. Ele pediu desculpas pelo transtorno.

Na plataforma DownDetector, que monitora em tempo real a situação de vários serviços e websites ao redor do mundo, os usuários relataram uma queda global, com as primeiras notificações surgindo por volta das 16h15.

A empresa também adicionou um banner em seu site oficial informando sobre uma “interrupção no serviço” e afirmando que a equipe técnica investigava a causa.

Já o NetBlocks, observatório de conectividade com sede em Londres, apontou que a rede da Starlink operava nesta quinta-feira com 16% abaixo do nível normal de rede.

Esta é a primeira interrupção geral da Starlink em 2025. A última queda aconteceu na noite de 28 de maio de 2024, afetou mais de 41 mil usuários em vários países e foi resolvida em cerca de uma hora.

Starlink fora do ar: clientes relatam instabilidade no mundo todo