Startup vende fraldas à base de fungos que comem plástico para combater o lixo

Tecnologia

Uma startup com sede em Austin, no Texas (EUA), está desenvolvendo fraldas à base de fungos capazes de degradar plástico. O objetivo? Acelerar a degradação do lixo doméstico gerado por fraldas tradicionais, que não são sustentáveis.

As fraldas “Mycodigestible” (“digerível por fungos”, em tradução livre) foram criadas pela empresa Hiro Technologies. Elas são compostas por algodão cru e polpa de madeira macia proveniente de florestas manejadas de forma sustentável.

Relação entre fungos e decomposição

Segundo a empresa, após o uso da fralda, basta adicionar um pequeno sachê contendo fungos antes do descarte. Em até duas semanas, os microrganismos são ativados pela umidade das fezes, da urina e do ambiente, dando início a um processo acelerado de decomposição.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“O cocô e o xixi do bebê são os fertilizantes que ajudam nossos fungos amigáveis, ainda adormecidos, a crescer e transformar os resíduos de volta em natureza. Ou seja, a natureza fazendo o que sabe fazer de melhor”, destaca a Hiro Technologies em seu site.

Os microrganismos utilizados pela Hiro têm a capacidade de acelerar a decomposição porque se alimentam de matéria orgânica em degradação. Assim, o uso dessas fraldas pode ajudar a reduzir o acúmulo de plástico em aterros sanitários.

Fralda Hiro
Fralda da Hiro Technologies conta com sachê de fungos para auxiliar na decomposição do produto (Reprodução/Hiro Technologies)

Preço das fraldas

As fraldas Mycodigestible são vendidas por meio de pacotes por assinatura e contam com produtos equivalentes a um mês de uso. A quantidade varia de acordo com o tamanho — são cinco opções disponíveis para bebês entre menos de 4 quilos e 12 quilos — partindo de 132 fraldas, e chegando a até 198 itens por entrega.

Cada kit ainda inclui lenços umedecidos produzidos pela própria empresa e o sachê de fungos para ser adicionado ao produto antes do descarte. O pacote de pagamento semanal custa US$ 35 (aproximadamente R$ 192, na cotação atual). 

Leia mais: 

VÍDEO | O FUNGO DE THE LAST OF US

Leia a matéria no Canaltech.