
Mesmo disponível no mercado há quase quatro anos, o Steam Deck segue recebendo novidades que facilitam o uso dos console portátil da Valve. A mais recente atualização traz um novo modo que permite baixar jogos enquanto a tela está desligada, algo que ajuda na preservação da bateria. Por enquanto, o recurso está disponível somente para canais beta e de prévia.
Ao usar o Steam Deck na bateria, é necessário ativar o modo nas opções de energia do aparelho. Enquanto ele estiver na tomada, o recurso já é ativado por padrão. Os downloads com a tela desligada funcionam até o aparelho entrar em modo repouso.
Como ativar o novo modo do Steam Deck
A Valve explica que é possível entrar nesse modo de duas formas. A primeira delas pode ser ativada enquanto o download acontece e ao pressionar o botão de Liga/Desliga. Ao fazer isso, uma mensagem perguntando se deseja continuar baixando o jogo com a tela desligada aparecerá. Basta selecionar “Continuar baixando” e pronto.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Além disso, quando o Steam Deck estiver ocioso, ele ativará o modo automaticamente. Com o modo de download com a tela desligada ativado, ao pressionar um botão, uma tela com o status do download aparecerá na tela. Por essa mesma tela, é possível despertar o aparelho do modo com tela desligada, e caso o usuário não faça nada, ela voltará a apagar depois de alguns segundos.
O Steam Deck entrará em modo repouso automaticamente quando a carga da bateria estiver abaixo de 20% nesse novo modo de download com a tela desligada.
A novidade é algo aguardado pelos usuários de Steam Deck e tem sido amplamente elogiado justamente por isso. Esse tipo de recurso já acontece nos consoles de atual geração, permitindo baixar jogos e atualizações no modo suspenso.
Veja mais do CTUP:
- Espere sentado: Steam Deck 2 pode ser lançado só em 2028
- PC ou console? “Steam Frame” é o novo e misterioso hardware da Valve
- Fremont: novo console da Valve deve ter CPU Zen 4 e GPU RDNA 3 da AMD
Leia a matéria no Canaltech.

