Steam nega barrar jogos adultos ao Acesso Antecipado da plataforma

Tecnologia

Após meses mergulhada na polêmica sobre banir jogos adultos no Steam por pressão de processadores de pagamento, a Valve parece ter mudado de posição com relação a esse tipo de conteúdo na plataforma.

Na quinta-feira (23), uma das desenvolvedoras afetadas pelas restrições de jogos adultos, Ana Valens, compartilhou no BlueSky um relato de outro desenvolvedor não identificado questionando o suporte da plataforma sobre as políticas com relação aos conteúdos adultos.

Anteriormente, desenvolvedores de jogos adultos relataram que não estavam conseguindo participar do programa de Acesso Antecipado do Steam. Em mensagem ao suporte da plataforma, o desenvolvedor não identificado pontuou: “Pelo que tenho visto recentemente, parece que jogos adultos/NSFW não podem mais ser lançados em Acesso Antecipado; no entanto, não vi nenhum anúncio oficial ou documentação do Steamworks a respeito dessa mudança”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Vocês poderiam confirmar se esta é uma nova política e, em caso afirmativo, por que ela foi introduzida? Se sim, onde os desenvolvedores podem encontrar mais informações?”.

Para a surpresa dele, e de toda a comunidade que acabou ficando de fora do programa de Acesso Antecipado do Steam, o suporte respondeu afirmando que analisam jogos caso a caso e que “não existe uma política geral que impeça determinados jogos de usar o modelo de desenvolvimento de Acesso Antecipado.”

Anonymous adult Steam dev asked if NSFW titles can no longer be released in Early Access, Steam rep replied evaluation is “on a case-by-case basis” during build, store review “There is no blanket policy preventing certain games from using the Early Access model of development.”

[image or embed]

— Ana Valens | 🔞 | COMMS: (4/5) (@acvalens.net) 23 de outubro de 2025 às 18:11

Uma das maiores críticas de criadores de jogos adultos é justamente a aparente falta de transparência da plataforma com relação às políticas adotadas para retirar ou restringir dezenas de conteúdos do tipo. Os desenvolvedores temem que processadores de pagamento exerçam ainda mais pressão e influência sobre o conteúdo disponibilizado na loja digital.

Steam registra recorde de usuários

Apesar de toda a confusão com relação aos jogos adultos, o Steam registrou um marco histórico em outubro. Durante a semana de lançamento de Battlefield 6, a plataforma registrou 41,6 milhões de usuários simultâneos, dos quais 13 milhões estavam jogando no momento.

Isso torna a plataforma indispensável para qualquer criador que deseja lançar um título no PC para amplos públicos. Por isso, a preocupação com relação ao Acesso Antecipado, ferramenta vital para muitos títulos e usada até em fenômenos como Hades II, por exemplo.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: PC ou console? Afinal, existe um melhor?

Leia a matéria no Canaltech.