SUV elétrico é destruído em incêndio dentro de concessionária no Brasil

Tecnologia

Um SUV compacto Volvo EX30 pegou fogo em uma concessionária da marca em Maceió (AL) na quinta (6). O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente, enviando quatro viaturas e 11 militares para conter as chamas e garantir a segurança na área.

O fogo não se espalhou, mas a área foi isolada mesmo assim e incêndio foi contido com água. Segundo os profissionais, as chamas ficaram restritas ao carro, que foi totalmente destruído, e ninguém se feriu com o ocorrido. 

O EX30 envolvido no incêndio é o SUV 100% elétrico da Volvo, modelo vendido no Brasil desde 2024. Atualmente, e custa a partir de R$ 229.950 e que já acumula cerca de 2.945 unidades vendidas no ano, segundo a Fenabrave.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Incêndio em carro elétrico

O caso em Maceió reacende a discussão sobre a segurança dos veículos eletrificados, especialmente após outro incêndio ocorrido no início do ano em um híbrido da BYD. No entanto, especialistas tendem a colocar o risco em perspectiva.

O modelo envolvido no incêndio pareceu ser um EX30, da Volvo (Divulgação/Volvo)

Thiago Castilha é sócio-diretor da E-wolf Carregadores, empresa que é referência no segmento e tem parcerias importantes com a BYD e com a Raizen Power. Ele destacou que, naquele caso, era difícil determinar uma única causa para o ocorrido, mas enfatizou que o risco de incêndios nos carros elétricos é comprovadamente menor do que nos veículos a combustão.   

Leia também:

Vídeo: Baterias BYD Blade — a verdade definitiva

Leia a matéria no Canaltech.