SUV que estreia em breve no Brasil tira nota máxima em segurança

Tecnologia

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do segmento automotivo no Brasil em 2025. Apresentado em diversos mercados antes de chegar por aqui, o SUV compacto passou recentemente pelos exigentes testes de segurança do ASEAN NCAP e, para alegria de quem sonha em comprá-lo, foi aprovado com louvor.

O Yaris Cross, futuro rival do Volkswagen Tera, do Renault Kardian e do Nissan Kicks, entre outros, chegou a receber críticas antes dos testes por, supostamente, ter a “lataria fina”. Após as provas de resistência, porém, mostrou que é merecedor das 5 estrelas.

Os testes foram realizados na Indonésia, com unidades do Yaris Cross a combustão, e não com motorização híbrida, como é a versão mais aguardada no Brasil. Independentemente disso, o resultado geral obtido pelo SUV japonês foi impressionante.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O Yaris Cross alcançou 83,02% da pontuação total, com destaque principalmente na proteção às crianças (44,17 de 51 pontos) e adultos (29,28 de 32). As assistências à segurança registraram 17,74 (de 21 possíveis) e a proteção contra motociclistas foi de 9,76 de um máximo de 16.

Yaris Cross tem pacote de segurança caprichado

Os números nos testes de resistência do ASEAN NCAP apenas comprovam o que a Toyota deixou bem claro ao projetar o Yaris Cross: segurança é mesmo um ponto tratado como prioridade pela marca japonesa.

O Yaris Cross vendido na Ásia sai de fábrica com 6 airbags e controle eletrônico de estabilidade. A versão topo de linha acrescenta ainda o já aclamado Toyota Safety Sense, que conta com assistência de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, monitor de ponto cego e acendimento automático dos faróis.

Quando o Yaris Cross chega ao Brasil?

A Toyota não cravou a data exata da chegada do Yaris Cross no Brasil, mas a previsão da marca japonesa é apresentar o SUV compacto no último trimestre de 2025, provavelmente no mês de outubro. Os preços, por enquanto, são mantidos em sigilo, assim como as versões que serão produzidas por aqui.

Leia também:

Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!

Leia a matéria no Canaltech.