
Resumo
- Nintendo Switch vendeu 155,3 milhões de unidades, superando o Nintendo DS e se tornando o console mais vendido da Nintendo.
- O Switch 2, lançado em junho de 2025, vendeu 17,3 milhões de unidades, com alta demanda no terceiro trimestre.
- As vendas de jogos do Switch 2 atingiram 17 milhões no mesmo período, enquanto o Switch original vendeu 47,3 milhões de games.
O Nintendo Switch original se tornou oficialmente o console mais vendido de todos os tempos da empresa japonesa. Segundo o relatório do terceiro trimestre do ano fiscal de 2026, o aparelho atingiu o total de 155,3 milhões de unidades comercializadas até o dia 31 de dezembro de 2025.
Com esse desempenho, o Switch ultrapassou o recorde anterior do Nintendo DS, que vendeu 154 milhões de unidades durante seu ciclo de vida entre 2004 e 2011. Agora, segundo o portal Engadget, o console está a apenas 4,6 milhões de unidades de distância do Playstation 2, que mantém o título de console mais vendido da história.
Apesar de já dividir espaço no mercado com seu sucessor, o Switch original continua mantendo um ritmo de vendas consistente. Nesse último trimestre, o console antigo registrou 1,3 milhão de unidades vendidas, um desempenho atribuído ao seu preço relativamente mais baixo em comparação à nova geração.
Para que a Nintendo consiga quebrar o recorde absoluto do PS2, a empresa precisará manter o Switch no mercado e vendendo por pelo menos mais alguns anos.
Resta saber se ele terá tempo para atingir esse próximo marco. No relatório fiscal anterior, divulgado em novembro, a Nintendo já anunciou que passará a focar no Switch 2. Dessa forma, a expectativa é que diminua a quantidade de títulos lançados para a primeira geração, fazendo com que, consequentemente, o interesse caia. Não há, entretanto, nenhuma previsão de que a marca abandone as vendas do portátil.
Alta demanda pelo Switch 2

O relatório também trouxe números expressivos sobre o sucessor, Nintendo Switch 2. O novo aparelho, lançado em junho de 2025 no Brasil, registrou uma alta demanda no final de ano, com 7 milhões de unidades no terceiro trimestre, superando, inclusive, as vendas da época de lançamento.
Ao todo, o Switch 2 já acumula 17,3 milhões de vendas, tornando-se a plataforma com vendas mais rápidas já lançada pela Nintendo, segundo o portal Engadget. A empresa espera atingir a meta de 19 milhões de vendas para o ano fiscal que termina em 31 de março de 2026.
Jogos cresceram na nova geração
Já as vendas de jogos mais do que dobraram em comparação com o primeiro trimestre fiscal, quando o Switch 2 foi lançado. No terceiro trimestre, a nova geração somou 17 milhões de jogos vendidos — cerca de 47% do total do ano fiscal até aqui.
No Nintendo Switch original, as vendas de software no relatório atual ficaram abaixo do registrado no terceiro trimestre do ano fiscal de 2025: foram 47,3 milhões agora, contra 53,7 milhões naquele período. Considerando os três últimos trimestres, o Switch de primeira geração acumulou 108 milhões de jogos vendidos, uma queda de 12,1% em relação ao mesmo intervalo do ano fiscal anterior.
Entre os destaques em vendas, estão:
- Mario Kart World (Switch 2): 14 milhões
- Donkey Kong Bananza (Switch 2): 4,2 milhões
- Mario Kart 8 Deluxe (Switch 1): 70 milhões
- Animal Crossing: New Horizons (Switch 1): 20 milhões
Switch se torna o console mais vendido da Nintendo de todos os tempos

