
O Nintendo Switch se tornou o console mais vendido da Big N, segundo o relatório fiscal da Nintendo referente ao último trimestre de 2025, lançado nesta terça-feira (3). Com 155,37 milhões de unidades vendidas, o híbrido da Big N ultrapassou o portátil de duas telas da companhia. Porém, no horizonte, ainda há mais uma barreira para fazer do Switch o maior console de todos os tempos: o PlayStation 2.
- Nintendo Switch usado vale a pena? 5 cuidados ao comprar
- Nintendo Switch 2 x Switch: o que muda no novo videogame em termos técnicos?
Até alguns anos atrás, acreditava-se que o PS2 da Sony havia vendido 155 milhões de unidades, pelo menos até 29 de abril de 2024, quando o então presidente do PlayStation, Jim Ryan, lançou a bomba durante um episódio especial do podcast do PlayStation Blog: “160 milhões, esse é o número de PS2s que vendemos. Um marco histórico”.
Naquela época, o híbrido da Nintendo tinha vendido 139 milhões de unidades. Ou seja, de lá para cá vendeu mais de 16 milhões de consoles, o que já daria conta de superar os números originais do PlayStation 2.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Agora, vender mais cinco milhões de unidades com o Nintendo Switch 2 no mercado parece uma missão quase impossível para o primeiro Switch de 2017 — e de fato é. No último trimestre, a Big N conseguiu vender cerca de 1,3 milhão de unidades do Nintendo Switch, que inclusive sofreu aumento de preços no ano passado devido à política tarifária adotada pelo governo de Donald Trump nos Estados Unidos.

Não seria loucura especular que a Big N dará cada vez menos preferência à fabricação do híbrido de 2017, principalmente se levarmos em conta o atual cenário de componentes e chips. É o caso da memória RAM, que explodiu de preço graças à demanda elevada do setor de Inteligência Artificial generativa e computação via nuvem.
Mas, afinal, de onde saíram esses 5 milhões de unidades a mais do PS2?
Apesar de parecer muito suspeito que o então presidente do PlayStation tenha tirado 5 milhões de unidades do bolso, justo quando o Nintendo Switch se aproximava do PlayStation 2, é bem provável que o console tenha sim vendido 160 milhões de unidades.
O analista Daniel Ahmad compartilhou uma análise sobre o caso em seu perfil no X em 2024. Ahmad argumenta que o último dado de 155 milhões de unidades vendidas, relacionado às vendas do PlayStation 2, remontava a março de 2012. Porém, o PS2 ficou em produção até janeiro de 2013, ou seja, há uma lacuna de vendas entre abril e dezembro de 2012.
According to Sony’s website, the PlayStation 2 sold 155 million units. According to Jim Ryan, the console sold 160 million units.
Believe it or not, the final sales figure for the PS2 has been a hotly debated topic since 2013. But what’s the actual final number?
Join me as i… https://t.co/vhda7TO6AQ
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) March 30, 2024
Nesse período, a Sony informou o número de vendas do PS3 e do PS2, que combinados somaram 16,5 milhões de unidades vendidas entre 1º de abril de 2012 e 31 de março de 2013, mas não especificou quanto cada sistema vendeu. Ahmad estimou cerca de 4 milhões extras para o PS2, usando vendas conhecidas do PS3 como base em cálculo retroativo e estimativas de vendas do PS3 na época.
Leia também no Canaltech:
- Adeus emulador: projeto brasileiro rodará jogos de PS2 direto no Windows
- AetherSX2 “morreu”? Conheça o ARMSX2, novo emulador de PS2 no Android
- Controle do PlayStation 6 pode vir “liso” e ter layout 100% personalizável
Vídeo: Para quem o PlayStation 5 Pro vale a pena?
Leia a matéria no Canaltech.

