Tablet com “tela de papel” quer desbancar Kindle Colorsoft entre leitores de HQs

Tecnologia

A TCL está quase pronta para lançar um novo produto com tecnologia NXTPAPER, que promete entregar uma experiência visual próxima do papel. De acordo com um vazamento do informante Evan Blass, o dispositivo que estaria a caminho seria um tablet compacto, que serviria como um rival para o Kindle Colorsoft na hora de ler HQs ou outros conteúdos coloridos. 

Portanto, seria uma forma de a marca cobrir o “espaço” que existe entre seus celulares com telas NXTPAPER, e os tablets maiores que trazem painéis de 11 polegadas com a mesma tecnologia. 

De acordo com imagens publicadas por Blass, a tela do tablet poderá alternar rapidamente entre modo colorido e monocromático tipo E Ink com um botão dedicado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

TCL Tab 8 NXTPAPER 5G
Novo tablet da TCL é esperado com tela “de papel” e entrada física para fones de ouvido (Imagem: Divulgação/TCL)

Embora seja comum apontar semelhanças com o E Ink, tecnologia presente em leitores digitais como o Kindle, é provável que o novo tablet da TCL seja mais um produto com tecnologia que imita a experiência. 

Na verdade, a marca costuma usar telas LCD tradicionais com um revestimento fosco, que tende a melhorar a visualização sob alguns ângulos. 

Além disso, a tecnologia de tela NXTPAPER oferece redução de luz azul, e modo sem cintilação — portanto, recursos que ajudam a manter a saúde dos olhos. 

Também é esperado que entregue sensação de escrita semelhante à caneta no papel, quando o tablet for usado com uma stylus que o acompanharia na caixa. 

O que mais esperar do tablet com tela “de papel” da TCL

Foi dito que o tablet terá uma versão 5G, associada à operadora estadunidense Verizon. Esta teria uma bandeja híbrida, para cartão SIM ou microSD. 

As imagens também mostram que seu design terá laterais mais finas, e parte superior e inferior mais grossas. A construção contará com entrada P2 para fones com fio, além do tradicional USB-C para carregamento e transferência de dados.

No entanto, é esperado que o produto tenha um desempenho considerado modesto, assim como grande parte da linha de dispositivos móveis da TCL. 

Ainda não foi divulgada uma data para o lançamento do novo tablet com tela “de papel” da TCL.Vendas no Brasil são esperadas, visto que a marca já comercializa alguns produtos dessa categoria no país.

Leia mais no Canaltech:

Será que é melhor comprar um celular dobrável ou um tablet? Veja no vídeo abaixo:

Leia a matéria no Canaltech.