Táxis autônomos da Waymo travam durante apagão e causam congestionamento

Tecnologia
Resumo
  • Um apagão em San Francisco causou confusão nos táxis autônomos da Waymo, que pararam em locais indevidos devido a semáforos desligados, gerando congestionamento.
  • A Waymo suspendeu temporariamente seus serviços na região e retomou as operações no dia seguinte, após monitorar a infraestrutura em coordenação com autoridades locais.
  • Elon Musk, CEO da Tesla, provocou a Waymo, destacando que os robotáxis da Tesla não foram afetados, embora a Tesla não opere um serviço totalmente autônomo na Califórnia.

Um apagão que afetou 125 mil domicílios na cidade de San Francisco (Estados Unidos) deixou carros autônomos da Waymo confusos. Sem saber o que fazer diante de semáforos desligados, muitos pararam em lugares indevidos, causando trânsito.

“Suspendemos temporariamente nossos serviços de transporte na região da Baía de San Francisco devido a um apagão generalizado”, disse, no sábado (20/12), um porta-voz da empresa ao jornal The Independent. “Nossas equipes estão trabalhando diligentemente e em coordenação próxima com as autoridades da cidade para monitorar a estabilidade da infraestrutura.”

Os robotáxis voltaram a funcionar no domingo (21/12). “Estamos comprometidos a garantir que nossa tecnologia se ajuste ao fluxo do trânsito durante eventos como esses”, disse uma porta-voz à CNBC.

Carros autônomos travam diante de semáforos desligados

Segundo o Independent, o sistema responsável pela direção dos automóveis aparentemente ficou confuso, já que não havia semáforos para orientar o fluxo. Sem saber o que fazer, muitos carros simplesmente pararam, atrapalhando o trânsito.

Nas redes sociais, usuários relataram algumas situações envolvendo os carros autônomos da empresa. Uma foto mostra seis veículos parados diante de um cruzamento onde o semáforo estava desligado. Em um vídeo, é possível ver um Waymo logo após a faixa de pedestres, bloqueando parcialmente a via perpendicular; outros automóveis da companhia esperavam logo atrás.

Por outro lado, uma pessoa relatou que, onde ela estava, os sistemas de direção autônoma se recuperaram em um tempo razoável e conseguiram liberar o caminho. E apesar dos transtornos, não houve incidentes mais graves e ninguém se feriu.

Este não é o primeiro transtorno causado pela Waymo na cidade. Em agosto de 2024, por exemplo, uma falha no sensor de colisão do sistema causou um buzinaço durante a madrugada. A empresa ofereceu sorvete como pedido de desculpas.

Musk tira sarro de concorrente

O CEO da Tesla, Elon Musk, aproveitou para provocar a empresa rival. “Os robotáxis da Tesla não foram afetados pelo apagão em San Francisco”, publicou o bilionário na rede social X.

Na verdade, como nota a CNBC, a Tesla não opera um serviço totalmente sem condutor na cidade ou no estado da Califórnia, já que não obteve as licenças necessárias. Os veículos da marca usados para oferecer transporte contam com supervisão humana.

Com informações da CNBC e do The Independent

Táxis autônomos da Waymo travam durante apagão e causam congestionamento