Taylor Sheridan: criador de Yellowstone dá adeus à Paramount

Tecnologia

O reinado de Taylor Sheridan na Paramount está com os dias contados.

Após o famoso roteirista ficar quase uma década na empresa – período em que criou algumas das séries mais populares da atualidade como Yellowstone, Operação: Lioness, Tulsa King, Landman e Mayor of Kingstown – o showrunner se prepara agora para dizer adeus ao estúdio e embarcar em um acordo de longo prazo com a NBCUniversal.

Subsidiária da Comcast, a NBCUniversal fechou um contrato com Sheridan para que juntos produzam não apenas conteúdos de TV, mas também de cinema, expandindo assim o império que o cineasta criou nos últimos anos. Um reinado, vale lembrar, focado principalmente em dramas familiares, mas que apresentam questões culturalmente importantes para os Estado Unidos como conflito de terras e de áreas petrolíferas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A notícia foi revelada em primeira mão pelo portal americano Puck, que noticiou ainda que a parte cinematográfica do acordo deve entrar em vigor já no próximo ano, enquanto a parte televisiva deve começar em 2028, quando Sheridan termina suas obrigações contratuais com a Paramount.

Yellowstone, série mais famosa de Taylor Sheridan, é estrelada por Kevin Costner (Imagem: Divulgação/Paramount+)

Paramount ainda tem séries de Sheridan na gaveta

Embora detalhes sobre o acordo ainda não sejam inteiramente conhecidos, os fãs de Taylor Sheridan e de sua era na Paramount não devem ficar órfãos tão cedo.

Além de todas as produções do roteirista já lançadas (incluindo as cinco temporadas de Yellowstone, a minissérie 1883 e as duas temporadas de 1923), Mayor of Kingston acaba de estrear sua quarta temporada no Paramount+, Tulsa King está atualmente com seu terceiro ano no ar (já renovado para o quarto); Landman terá uma segunda season em novembro; e Operação: Lioness já teve luz verde para um terceiro ano.

Além disso, Yellowstone, sua primeira e mais importante obra, deixou herdeiras que ainda estão por vir: o spin-off Y: Marshals, que será lançado em 2026, e as derivadas 1944, The Dutton Ranch e The Madison, já confirmadas pelo Paramount+.

Conhecido como o “rei da TV americana”, Taylor Sheridan chamou atenção na indústria após o sucesso estrondoso de Yellowstone, drama neo-western que ganhou seu próprio universo de produções e abriu portas para que o autor se aventurasse por seriados independentes, mas com características muito próximas e identificáveis de seu estilo.

Nos últimos meses, segundo rumores, o cineasta já estava de olho em novos acordos, dado que a Paramount foi adquirida pela Skydance Media e a equipe de executivos com que costumava trabalhar deixou a empresa.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.