
A TCL mostrou oficialmente seu novo tablet Note A1, que tem tela NxtPaper capaz de simular as características do papel. Outros destaques incluem os diversos recursos de inteligência artificial (IA) e compatibilidade com caneta stylus, que ajudam nos estudos e outras tarefas de produtividade.
- Qual é o melhor tablet para comprar em 2025?
- Por que comprar um tablet faz mais sentido do que um celular dobrável
De acordo com o que pretende a TCL, o painel deve equilibrar o conforto visual característico do E-ink (tecnologia de leitores digitais como o Kindle) com o desempenho técnico do LCD.
O painel ainda atua na redução da luz azul e na eliminação da cintilação, além de ter um acabamento fosco com textura próxima do papel — o que ajuda a diminuir a fadiga visual.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No entanto, a tecnologia não é exatamente a mesma usada em dispositivos como o Kindle. Em vez disso, se trata de uma solução que reproduz efeitos semelhantes por meio de um painel LCD antirreflexo de 11,5 polegadas.
Portanto, ele é capaz de exibir 16,7 milhões de cores, com maior vitalidade cromática em comparação aos painéis de E-Ink tradicionais. Outra vantagem está no desempenho, com a versatilidade de uma tela LCD e elevadas taxas de atualização.
TCL Note A1 tem caneta Stylus
Ainda no contexto de produtividade, o Note A1 tem suporte para uma caneta stylus que possui pontas duplas, e conta com uma borracha integrada.
O sistema promete apresentar uma latência de entrada muito baixa, o que auxilia a otimizar a precisão durante a escrita e o desenvolvimento de desenhos.

O dispositivo ainda possui a capacidade de converter notas manuscritas em texto digital, além de incluir um recurso que suaviza a caligrafia para torná-la mais legível e visualmente organizada.
Já a integração de ferramentas de inteligência artificial busca otimizar o fluxo de trabalho e a produtividade no dispositivo. As funções incluem a elaboração de resumos de notas e a realização de pesquisas inteligentes, além da transcrição de áudio em tempo real, conversão de fala em texto durante reuniões ou aulas, e suporte para tradução simultânea.
Além disso, a construção do tablet utiliza alumínio de grau aeroespacial, com moldura lateral mais larga em um dos lados para facilitar a empunhadura com apenas uma das mãos. Estão presentes oito microfones na parte interna, para aumentar a clareza sonora em gravações e videochamadas.
Preços e disponibilidade
O lançamento do TCL Note A1 ocorrerá inicialmente por meio de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter, com preço sugerido de US$ 419 (cerca de R$ 2.341 em conversão direta). Detalhes técnicos adicionais sobre o produto serão revelados pela empresa em um momento futuro.
Leia mais no Canaltech:
- Novo top da Xiaomi terá “câmera profissional” em miniatura embutida; entenda
- Conceito Pixel Duo é celular com duas telas e tecnologia de Kindle; veja
- EUA banem drones da DJI e de outras marcas estrangeiras
Entre Galaxy Tab S9 FE e Tab S10 Lite, qual é o melhor tablet? Veja no vídeo abaixo:
Leia a matéria no Canaltech.

