
O Telegram apresentou o que definiu como a “maior atualização de interface da história” no aplicativo para dispositivos Android. As novidades deixaram o app do sistema operacional do Google com elementos visuais do iOS 26.
- WhatsApp, Telegram ou Signal: qual é o app mais seguro?
- Telegram vai usar IA para resumir ‘textões’ no app
Isso ocorre porque o mensageiro passa a adotar a estética Liquid Glass, que traz um design translúcido com efeitos de desfoque em elementos da interface.
Outro destaque é a nova barra inferior. O espaço agora permite alternar rapidamente entre chats, contatos, ligações, perfil, galeria e localização. O objetivo é tornar a navegação e a busca mais rápidas e intuitivas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Com as mudanças, o Telegram também passa a permitir que os usuários controlem os novos efeitos visuais para otimizar o desempenho do app e prolongar a duração da bateria. Esses recursos podem ser acessados na seção “Economia de Energia”, dentro de “Configurações”.

Novidades para iOS
Além de redesenhar o visual no Android, o Telegram também anunciou atualizações para iOS. O mensageiro adicionou “ainda mais Liquid Glass” ao aplicativo, redesenhando o visualizador de mídias e apresentando novos painéis de pré-visualização para pacotes de figurinhas e emojis.
Os menus de contexto e o seletor de imagens também foram atualizados, e iPads receberam uma nova configuração para teclados físicos que permite enviar mensagens com o atalho ⌘ + Enter.

Transferência automática de administradores
O aplicativo também recebeu uma atualização que determina que, caso o proprietário de um grupo saia da conversa sem indicar um sucessor, a função será transferida automaticamente para um dos administradores após uma semana.
Ao deixar o grupo, os proprietários também terão acesso a uma seção para escolher o novo responsável antes de sair do chat.
Outra novidade é a criação de um sistema para gerar presentes colecionáveis. O recurso permitirá usar itens existentes para criar versões exclusivas com efeitos especiais.
Será possível combinar até quatro presentes para gerar uma nova versão personalizada. Segundo o Telegram, utilizar vários itens com os mesmos atributos aumenta a probabilidade de que essas características apareçam na versão final.
O pacote de atualizações também permitirá que desenvolvedores de bots adicionem cores e emojis aos botões. A proposta é tornar as interfaces mais intuitivas e destacar ações específicas.
Leia mais:
- Telegram ganha suporte a passkeys para facilitar o login no app
- 6 coisas que o Telegram faz melhor que o WhatsApp
- Telegram ganha stories ao vivo e outras novidades; veja o que mudou
Leia a matéria no Canaltech.

