Tem como aprender programação do zero apenas com o ChatGPT? Entenda

Tecnologia

De início, é preciso esclarecer: não é possível aprender programação completamente do zero apenas com o ChatGPT. O modelo não foi projetado como um curso didático estruturado. Ele pode responder dúvidas, sugerir trechos de código, ajudar a investigar bugs e oferecer explicações pontuais. 

A OpenAI possui uma ferramenta específica de IA para interpretar comandos em linguagem natural e gerar códigos em diversas linguagens de programação: o OpenAI Codex, integrado aos modelos mais recentes do chatbot, como o GPT-4o.

A ferramenta está disponível para usuários dos planos ChatGPT Pro, Team e Enterprise. No entanto, mesmo com esse recurso, é necessário ter conhecimento prévio para validar o trabalho da IA.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No geral, é importante manter atenção ao usar o ChatGPT para programar, pois sistemas de IA ainda podem inserir “alucinações”, ou seja, criar trechos de código inexistentes ou incorretos com confiança.

Como usar o ChatGPT para programar

Apesar das limitações, o ChatGPT pode atuar como um assistente útil, desde que usado de forma consciente. Algumas sugestões práticas:

Explicar conceitos

Utilize-o para esclarecer conceitos ou dar ideias de como iniciar a resolução de um problema. Primeiro, desenvolva sua lógica mental sozinho e, depois, compare sua solução com a resposta gerada.

Adaptar as perguntas ao seu nível de programação

Solicite explicações adequadas ao seu conhecimento. Por exemplo: “Explique os conceitos básicos de Python com exemplos práticos”. Ou peça para que a IA sugira comandos iniciais para o seu aprendizado. 

Caso tenha um nível mais elevado, peça que ela sugira melhorias ou corrija erros. 

Identificar bugs

Se o código apresentar erros ou comportamentos inesperados, peça ao ChatGPT que analise o trecho e sugira possíveis causas. Use essas informações como ponto de partida para investigar e confirmar o problema.

Em seguida, execute seus próprios testes, faça ajustes e valide cada alteração no ambiente de desenvolvimento para garantir que a solução seja realmente eficaz.

VÍDEO: Galaxy Ring 2: deu TUDO errado?

Leia a matéria no Canaltech.