O Opera Neon é a aposta da norueguesa Opera no mercado dos navegadores com agente de IA integrada. O app para Windows e macOS conta com um assistente capaz de navegar pela web e fazer diferentes ações no lugar do usuário.
- O que é um navegador com IA e o que ele tem de diferente? Entenda
- Testamos o Comet: navegador de IA chama atenção por agentes, mas preço é impasse
O Canaltech teve acesso ao Neon para conferir os agentes em ação e ainda conversou com diretor sênior de produtos de IA da Opera, Henrik Lexow, sobre o app. A automação impressiona, mas o browser poderia guiar melhor o usuário para conhecer a nova tecnologia. Confira:
- Recursos do Neon
- Quais IAs são usadas?
- Os agentes funcionam?
- Vantagens e desvantagens
- Vale a pena usar o Opera Neon?
Recursos do Neon
O Neon concentra todos os recursos dos navegadores da Opera e tem um painel lateral de IA integrado. Logo ao abrir uma nova aba, já é possível interagir com o chatbot e pedir para a inteligência artificial pesquisar ou desempenhar diferentes tarefas;
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Fugindo um pouco do formato convencional dos navegadores, o Neon tem duas organizações de páginas abertas: na parte superior estão as tarefas, que funcionam como um conjunto de guias para cada trabalho da IA. Dentro das tarefas, você pode abrir abas que serão analisadas pelos agentes (caso você não queira usar a IA no momento, basta navegar normalmente).
Na hora de fazer um promt, é possível escolher entre três agentes principais:
- Chat: conversa padrão com chatbots de IA generativa. Pode pesquisar informações, responder consultas rápidas e traduzir ou resumir páginas da web;
- Make: ferramenta criativa para gerar códigos, imagens e outros arquivos;
- Do: agente capaz de navegar na web para você e executar ações nas páginas.

Quais IAs são usadas?
O navegador funciona com um conjunto de IAs de diversas empresas, incluindo Google e OpenAI. O objetivo é criar um grande motor de IA que analisa os pedidos e identifica os melhores modelos para cada ocasião.
Os agentes funcionam?
Sim. Nos testes feitos pelo Canaltech, os agentes conseguiram responder, mesmo que a tarefa demorasse mais tempo do que uma interação simples com um chatbot. O Neon foi capaz de identificar trechos dentro de um vídeo no YouTube, resumir notícias e traduzir conteúdos de outros idiomas sem muitos problemas.
Usar o agente Do é mais demorado por todo o processo de pesquisa entre sites e abas abertas. No primeiro caso, pedi para o assistente encontrar as séries lançadas em 2025 com maior nota no Metacritic e listar quais opções estão disponíveis nos streamings que assino — o navegador trouxe todas as informações de forma clara e resumida.

Outro teste envolveu listar todos os jogadores que atuam na Inglaterra e estavam em campo durante os jogos de seleções europeias. O Neon abriu dezenas de abas (uma para cada atleta) e elaborou uma lista com algumas informações desatualizadas.
Curiosamente, alguns dos erros aconteceram porque o agente aparentemente extraiu dados dos resumos de inteligência artificial na busca do Google (uma IA tendo problemas com outra). Após pedir para refazer a busca, as informações foram corrigidas.
Durante as compras, o app conseguiu localizar o menor preço de produtos em lojas diferentes e até adicionar ao carrinho.
Um fator interessante do Neon, principalmente nos primeiros usos, é poder ver o agente “quebrar” o pedido em diferentes etapas. Dessa forma, caso algo não esteja no caminho certo, é possível pausar e refazer o prompt.
No entanto, o app ainda exige que você escolha manualmente o agente que deve ser usado. Nos primeiros momentos de uso, sem experimentar cada opção, isso pode ser confuso.
Vantagens e desvantagens
A consistência da Opera é um dos grandes fatores positivos: o Neon é construido com base no navegador padrão da empresa, então há uma série de recursos importantes além da IA. VPN integrada, barra lateral de apps e grupos de abas são algumas vantagens.
A integração com a IA também é fluida, então o assistente consegue atender aos comandos com precisão. Além disso, é simples deixar a inteligência artificial de lado e usar o Neon como um navegador convencional.

O principal fator negativo é o preço: o Neon ainda custa US$ 19,99 por mês (cerca de R4 106), valor similar ao de outros serviços de IA, como Google AI Pro e ChatGPT Plus — que podem oferecer modelos mais inteligentes, mesmo sem um navegador. Além disso, o Comet (um dos concorrentes) é gratuito.
Outro ponto que atrapalha a experiência é a falta de uma introdução aos recursos de IA: o navegador já coloca o usuário frente a frente com o chatbot, sem um guia ou caminho para aprender a usar. Ao mesmo tempo em que a ferramenta é poderosa, parece difícil explorar todo o potencial nos primeiros usos.
Perguntado sobre o tema, diretor sênior de produtos de IA da Opera, Henrik Lexow, afirmou que uma recepção mais didática está no radar, mas a empresa ainda libera o app a um grupo limitado de usuários e pretende coletar feedback no processo.
“No momento, estamos distribuindo de forma mais devagar. Então temos as pessoas da lista de espera recebendo de forma mais gradual. Nós assumimos que, nessa etapa, algumas das pessoas que topam pagar por isso estão mais interessadas na tecnologia, então queremos gastar mais tempo recolhendo feedback e mais informações antes de construir sobre as experiências da operação”, comentou.
Vale a pena usar o Opera Neon?
O Opera Neon consegue reunir funções interessantes de IA a um conjunto de ferramentas conhecido dos navegadores da Opera. É uma opção muito interessante para ingressar no novo cenário dos browsers e conseguir ver a tecnologia em ação.
Por outro lado, o preço continua sendo um impasse. O valor mensal ainda é caro para apenas garantir acesso ao navegador, então talvez o ideal seja esperar por mudanças no valor ou por uma distribuição maior.
Leia também:
- O Perplexity Pro vale a pena? Entenda os diferenciais do plano de IA
- Google AI Plus, Pro e Ultra: qual plano com Gemini avançado devo assinar?
- Quais são os navegadores mais usados no Brasil?
VÍDEO: qual IA escolher?
Leia a matéria no Canaltech.