Teste: Audi A5 é sedan executivo com tocada esportiva raiz e sem eletrificação

Tecnologia

A nova geração do Audi A5 foi lançada e colocada à venda no Brasil no mês de julho de 2025. Com apenas umas versão, a Sedan Performance S edition quattro, o modelo parte de R$ 379.990.

O sedan foi lançado para substituir o antigo Audi A4, que em um breve futuro fará parte da gama de carros elétricos da marca, que agora são diferenciados por nomenclaturas ímpares (combustão) e pares (elétricos).

Um dos grandes saltos tecnológicos dessa nova geração está na Plataforma Premium a Combustão (PPC), que estreia no Brasil junto com a chegada do Audi A5.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Com a troca de geração, o sedan executivo alemão também cresceu de tamanho, são: 4,82 m de comprimento, 1,41 m de altura, 2,09 m de largura e um entre-eixos de 2,89 m. As dimensões são maiores quando comparadas a antiga geração do A5 e do A4.

Audi A5
Caption

Nova linguagem visual

Assim como outros lançamentos recentes da Audi, o A5 é caracterizado por um desenho minimalista, com curvas mais fluidas e linhas orgânicas.

A frente ganhou novos faróis full led afilados e grade manteve o desenho, mas cresceu alguns centímetros. O para-choque traseiro também é novo, assim como as rodas de 20”. Mas o principal destaque fica para as lanternas interligadas.

E, é claro, que a única versão que chegou ao Brasil possui o kit esportivo S line da Audi. Portanto, o exterior conta com diversos detalhes esportivos como: elementos em preto brilhante por toda carroceria, ponteira de escape cromadas e muito mais.

Audi A5
Caption

Para acompanhar as mudanças externas, a nova geração do Audi A5 também ganhou um interior renovado, com duas telas inéditas. Posicionadas em um painel só, a central multimídia tem 14,5”, enquanto o novo cluster digital 11,9”. Ambas conversam muito bem, podendo ser personalizadas por quem está dirigindo e passar informações entre si, como a navegação da viagem

Para o passageiro, também há uma tela — e essa realmente pode funcionar no Brasil, de acordo com as leis impostas pelo governo —, que possui praticamente as mesmas funções da central multimídia e não pode ser vista pela motorista com o carro em movimento por causa de sua película de privacidade. Todas contam com uma ótima qualidade de imagem e são muito responsivas.

O acabamento interno, como é de se esperar, é de ótima qualidade. Há apenas uma configuração na cor preta, com bancos em couro, acabamentos cromados, seletor de marchas no console, volante esportivo e superfícies soft touch. O assento do motorista merece elogios pelo conforto e com seu formato abraça quem está dirigindo, principalmente nas estradas.

Audi A5
Caption

O painel inteiro é voltado para o motorista e mostra como o principal foco no desenvolvimento foi a dirigibilidade (que conteremos adiante). Portanto, fica muito mais fácil e ergonômico de mexer na central multimídia, nos controles do console ou qualquer outra coisa enquanto controla o carro.

Audi A5
Caption

O teto panorâmico é cobre praticamente toda a porção da cabine, mas conta com função de proteção solar para quem está dentro não sofrer com raios solares diretamente na cabeça. Mas não é capaz de segurar os reflexos de algumas partes cromadas do painel, como na saída de ar-condicionado do lado do motorista, que, dependendo do ângulo do sol, cria uma sombra (ou algo do tipo) diretamente no retrovisor esquerdo. Isso pode atrapalhar a visão em alguns momentos.

Por fim, vale destacar as três zonas de ar-condicionado (duas na frente e uma atrás), porta-malas com abertura e fechamento elétricos, carregador de celular por indução, navegador nativo, retrovisores externos rebatíveis, dentre outros.

Em relação a segurança, o sedan conta com conjunto completo de ADAS, com piloto automático adaptativo (AC ), assistente de manutenção de faixa, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, sete airbags, e faróis automáticos.

Audi A5
Caption

Direção direta e dinâmica

Ainda não comentamos sobre o que há debaixo do capo da nova geração do Audi A5. E pode parecer uma surpresa, mas o modelo não conta com nenhum tipo de eletrificação.

O motor 2.0 TFSI com quatro cilindros em linha desenvolve até 272 cv de potência entre 5.000 rpm e 6.000 rpm, podendo ir de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, de acordo com a Audi. São 68 cv a mais que q geração anterior do modelo. O torque é de 40,7 kgfm e a transmissão automática com sete velocidades (S tronic).

Essa é a 5ª geração desse motor, chamado pela marca como EA888evo5. De acordo com a empresa, essa atualização do propulsor entrega torque em rotações mais baixas, além de contar mais eficiência energética.

Audi A5
Caption

Essa configuração foi alcançada com algumas melhorias, como: uma nova turbina com geometria variável, aumento de pressão da injeção de combustível para 500 bar e um novo intercooler a água.

Todas essas alterações foram suficientes para deixar o carro mais dinâmico, ágil e potente — afinal são 68 cv a mais de potência. O comportamento na cidade, principalmente, é de um sedan executivo, com direção firme e segura.

Mas na estrada, quando é necessário alguma aceleração mais brusca, o A5 entrega (muito) em pouco tempo. No modo de condução “Dinâmico”, o sedan fica maleável, com pedal do acelerador mais sensível e capaz de entregar muito torque mesmo em velocidades mais baixas e retomadas.

Audi A5
Caption

A nova geração também está equipada com a tração quattro Ultra, que distribui o torque entre o eixo dianteiro (100%) e traseiro (50%).

Mas devido ao seu tamanho e porte, a carroceria do Audi acaba balançando bastante em ondulações na pista, algo bem perceptível no volante.

Apesar disso, por R$ 379.990, a nova geração do Audi A5 é uma boa alternativa para quem busca um sedã de luxo e com ótimo comportamento nas ruas. Nessa faixa, o modelo entrega muito em tecnologia, desempenho e qualidade quando comparado a alguns rivais.

Leia também:

Vídeo: Qual foi o 1º carro elétrico do mundo?

Leia a matéria no Canaltech.