Teste de bateria | S25 FE não decepciona, mas também não surpreende

Tecnologia

O Galaxy S25 FE é o modelo mais econômico da atual linha de smartphones premium da Samsung. Seguindo a tradição, ele apresenta specs inferiores se comparadas aos seus “irmãos”, mas ainda oferece uma experiência acima da média para sua faixa de preço.

O Canaltech testou o celular por alguns dias e aqui respondemos: até quanto o S25 FE entrega em termos de autonomia? Confira:

Resultados dos testes

O S25 FE tem uma bateria com 4.900 mAh de capacidade. O upgrade em relação ao S24 FE é mínimo: seu antecessor tinha uma bateria de 4.700 mAh. Por outro lado, ele traz uma autonomia melhor que outros modelos dentro da linha S25.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O S25 base, por exemplo, tem uma bateria de 4.000 mAh, enquanto o Edge tem apenas 3.900 mAh. O FE perde apenas para o modelo Ultra nesse quesito, e por pouco: são 5.000 mAh — apenas 100 mAh a mais. 

No nosso teste padronizado, o modelo usou 25% de bateria em quatro horas de uso intenso. Isso garantiria em média 16 horas de autonomia em condições “extremas”, visando apenas atividades e apps pesados.

Dadas as circunstâncias, pode-se afirmar que o S25 FE oferece uma ótima autonomia – principalmente dentro de uma linha que, em sua maioria, não possui baterias tão potentes. 

Comparativo de autonomia com outros dispositivos da marca (Renato Moura Jr./Canaltech)

Inovação versus resultado prático

Embora a capacidade de bateria tenha sido ampliada para 4.900 mAh e o carregamento rápido tenha melhorado, os resultados práticos mostram que a eficiência energética (conjunto hardware + software + autonomia) não evoluiu conforme o esperado.

Apesar do upgrade notável em hardware, na prática o ganho em duração parece não acompanhar

Existem teorias de que o chip Exynos 2400, somado a algumas questões de software, podem estar influenciando negativamente a eficiência energética do aparelho.

Por outro lado, o carregamento rápido se mostra eficiente: o S25 FE alcançou cerca de 70% de carga em pouco mais de 30 minutos.

O que isso significa para o usuário?

Para o dia a dia, a bateria do S25 FE pode dar conta da maioria das tarefas básicas: navegação, redes sociais, streaming leve, chamadas; esse perfil típico de uso ainda está dentro do alcance do aparelho.

Contudo, para uso mais intenso como sessões prolongadas de jogo, gravação de vídeo em 4K, streaming contínuo em 5G ou aplicativos de alta demanda, você pode precisar de uma tomada próxima em algum momento do dia.

A recarga rápida ajuda no “emergencial” — se você perceber que a bateria está baixando, plugá-lo por 30 minutos já oferece uma recarga considerável

Pontos positivos

  • Boa capacidade nominal: 4.900 mAh é um número competitivo;
  • Carregamento rápido eficiente: 70% em 30 minutos é excelente para quem não pode deixá-lo muito tempo na tomada;
  • Potencial para durar um dia inteiro em uso moderado.

Pontos de atenção

  • Autonomia mediana em testes mais exigentes, que não se destacam frente à concorrência;
    Dependência de recarga em uso intenso.
Para quem não exige muito do seu celular no dia a dia, a autonomia do S25 FE é mais que satisfatória (Gabriel Furlan/Canaltech)

Veredito

A bateria do Galaxy S25 FE oferece um conjunto equilibrado, mais do que aceitável para uso diário moderado, com vantagem no carregamento rápido. Mas se seu perfil for mais “intenso”, mantenha um power-bank na bolsa ou considere um smartphone com melhor autonomia.

O S25 FE não decepciona, mas também não surpreende no quesito autonomia frente aos seus concorrentes premium.

Leia mais no Canaltech: 

Leia a matéria no Canaltech.