A Zeekr desembarcou no Brasil no último trimestre do ano passado, se diferenciando de outras marcas chinesas por seu portfólio de carros elétricos de luxo. A empresa chegou por aqui com dois modelos: o X e o 001. Agora, traz o 7X, um SUV de porte médio para grande, para compor sua gama de produtos no país.
- Zeekr 7X: SUV que carrega em 13 minutos chega para brigar com BMW e Porsche
- Carro chinês que vem ao Brasil é eleito um dos mais belos do mundo
Comandada pelo Grupo Geely, mesmo da Volvo e da britânica Lotus, a Zeekr surgiu há cerca de quatro anos na China e começou há pouco tempo sua expansão para outros mercados mundiais.
O 7X foi o escolhido pela marca para encabeçar a briga contra os SUVs de luxo de outras marcas já consolidadas. Com 646 cv de potência e porte semelhante a um Audi Q6 e-tron, o modelo da Zeekr se destaca principalmente por seu preço: R$ 448 mil, bem abaixo quando comparado aos seus rivais diretos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Por fazer parte do Grupo Geely, ele se aproveita de tecnologias de outras marcas parceiras. Todos os carros da Zeekr são montados sobre a plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), também utilizada pelo Volvo EX30, mas suas dimensões são completamente diferentes. São 4,79 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,65 m de altura e 2,9 m de entre-eixos.
Para fornecer energia ao 7X, há uma bateria de 100 kWh de capacidade capaz de rodar 423 km somente com uma carga, de acordo com o Inmetro. Por ter uma plataforma de 800 V, o carregamento pode ser feito em estações ultrarrápidas de até 400 kW — que são raros de se encontrar pelas ruas brasileiras. Nas condições perfeitas, ele pode ir de 10% a 80% em cerca de 13 minutos. Em corrente alternada (AC), ele aceita até 22 kW, carga padrão de wallboxes que podem ser instalados em casa.

Visual elegante
Visualmente, ele mantém o padrão de design da empresa, que não segue a mesma receita vista em outras marcas chinesas — o que é bom. Os carros da Zeekr têm mais personalidade, com linhas agradáveis, porte robusto e conjuntos ópticos únicos.
O Zeekr 7X não fica fora disso: Na frente há um enorme conjunto em led, com faróis e uma barra capaz de escrever frases completas, mas ainda não se sabe se isso será oferecido no Brasil. O capô arredondado se complementa com vincos nas extremidades, rodas de 20 polegadas e um teto panorâmico inteiriço.

A coluna C tem um leve caimento cupê, que deixa a carroceria ainda mais elegante e luxuosa. A traseira, no entanto, segue o padrão com lanternas full led, para-choque pintado em preto brilhante e um pequeno spoiler acima do teto.
Mantendo a elegância do exterior, a cabine mantém o nível de alto padrão, com acabamento em couro Nappa, materiais em soft touch, assentos dianteiros com ventilação, massagem, aquecimento e ajustes elétricos, e um sistema de som premium com 21 alto-falantes. Há ainda central multimídia de 16”, quadro de instrumentos digital de 13” e um head-up display de 36,2”.

Desempenho de esportivo e carroceria de SUV
O primeiro encontro que tivemos com o Zeekr 7X foi durante seu evento de lançamento no Circuito Panamericano, no interior do estado de São Paulo. Não tivemos a oportunidade (ainda) de dirigir o SUV em ciclos urbanos ou rodoviários, mas somente na pista. Mesmo assim, nossa primeira impressão foi de um carro robusto, tecnológico e (muito) potente.
Os 646 cv e mais de 72 kgfm de torque entregam uma direção extrema na pista, algo que claramente não será repetido nas ruas brasileiras. O 0 a 100 km/h é feito em 3,8 segundos, marca semelhante ou melhor que muitos esportivos à venda no mercado.

Nessas condições, deu para ter noção de forma precisa como a tração integral e a suspensão trabalham de forma conjunta, mantendo o carro grudado no chão, mesmo em curvas em velocidades mais altas.
Mesmo próximo dos 5 m de comprimento, o comportamento da carroceria é ótimo em altas velocidades, se mantendo estável o tempo todo e com uma direção elétrica muito direta e responsiva.

Em termos de espaço e conforto, o Zeekr 7X também não deixa a desejar, afinal são 2,9 m de entre-eixos. Há muito espaço dentro da cabine, principalmente para os ocupantes traseiros. O porta-malas tem 616 litros de capacidade, e com os bancos traseiros rebatidos, ele chega a 1.978 litros.
Pela bagatela de R$ 448 mil, o SUV se torna um grande competidor na faixa até os R$ 500 mil, entregando mais potência e até mais espaço que os seus rivais diretos.
Leia também:
- Zeekr 7X: Andamos no “futuro pesadelo” do Porsche Macan e da BMW X
-
Manobrista, sala sobre rodas e “salva pet”: Zeekr exibe suas tecnologias
Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China
Leia a matéria no Canaltech.