The Old Guard 2: diretora explica final polêmico

Tecnologia

A espera finalmente acabou: The Old Guard 2 chegou ao catálogo da Netflix nesta quarta-feira (2), cinco anos depois da estreia do filme original. Estrelado por Charlize Theron (Mad Max: Estrada da Fúria), a sequência já está causando uma baita comoção entre o público por ter deixado uma impactante ponta solta no final.

Dando continuidade aos eventos do primeiro filme, The Old Guard 2 acompanha Andy (Charlize Theron) na tarefa de liderar os imortais que seguem na missão de proteger a humanidade. Dessa vez, porém, ela precisa lutar contra a imortal Quynh (Veronica Ngô), que há muito estava desaparecida, até escapar de seu túmulo subaquático e formar uma aliança com a vilã Discord (Uma Thurman).

Atenção: esta matéria contém spoilers de The Old Guard 2.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Final explicado de The Old Guard 2

The Old Guard 2 tem final bombástico com grande reviravolta (Imagem: Divulgação/Netflix).

Se você já assistiu a The Old Guard 2, sabe que o filme termina em um grande cliffhanger, aquele recurso narrativo, geralmente usado em conclusões, que deixa o espectador sem saber qual será o futuro de um personagem após um momento tenso.

Assim, na sequência de The Old Guard, é revelado que Nile (KiKi Layne) tem a habilidade de transformar qualquer imortal ao seu redor em um simples ser humano, além de também conseguir transferir a imortalidade de vários indivíduos para a pessoa que perdeu a habilidade.

Esse ponto se torna crucial para o desenrolar da narrativa quando descobrimos, no final do longa, que Discord perdeu sua imortalidade. Logo, a vilã faz o impossível para obrigar Nile a tirar o dom daqueles que o possuem para, assim, transferir o poder para ela.

Com direito a uma luta final impactante, a conclusão de The Old Guard 2 conta com algumas reviravoltas explosivas, como a morte de Booker (Matthias Schoenaerts), que falece logo depois de transferir sua imortalidade para Andy e cair de cara em um embate contra os capangas de Discord.

Com Charlize Theron, The Old Guard 2 tem final em aberto que deixou o público intrigado (Imagem: Divulgação/Netflix).

Enquanto isso, a vilã foge após conseguir o que queria: capturar Nile e outros imortais para recuperar o poder. A sequência encerra com Andy jurando encontrar os companheiros, deixando em aberto também uma possível parceria de Andy com Quynh.

Falando sobre o cliffhanger do final e as reviravoltas que mexeram com as estruturas de The Old Guard 2, a diretora Victoria Mahoney (Yelling to the Sky) explicou, em entrevista ao Entertainment Weekly, que essas questões foram bastante discutidas durante o desenvolvimento da sequência.

De acordo com a diretora, o objetivo era introduzir a transferência de imortalidade de um jeito que não criasse furos de roteiro em nenhum dos dois filmes, além de fazer a coisa toda parecer o mais “acreditável” possível, já que a transferência não é algo que aparece visualmente no filme.

“Felizmente, temos atores incríveis, então tivemos apenas que encontrar uma forma de fazer isso com veracidade e que ainda fizesse sentido para eles”, Victoria Mahoney disse ao EW.

A diretora também falou sobre a decisão da equipe em concluir a trama da sequência com um cliffhanger, algo que também foi bastante discutido durante o desenvolvimento do roteiro. Segundo a cineasta, a ideia de deixar a ponta solta foi permitir que os espectadores recuperassem o fôlego após tantas emoções, mantendo-os esperançosos para um final feliz.

“Deixar as pessoas naquele momento final foi algo pelo qual me interessei porque senti que havia muitas coisas sombrias e pesadas acontecendo, falando como uma espectadora […] Não sabia se queria terminar as coisas no escuro e depois ir lavar roupa com esse peso no meu coração. Quero dizer, quem precisa disso? Nós já temos isso. Então, fui totalmente a favor de qualquer expressão que deixasse o espectador sorrindo, maravilhado, esperançoso e com um senso de curiosidade.”

Vale ressaltar que, embora The Old Guard 2 tenha um final em aberto, o terceiro longa da franquia não foi confirmado pela Netflix até o momento da publicação desta matéria.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.