Threads ganha posts que somem em 24 horas

Tecnologia
Montagem reunindo postagens temporárias no Threads
Posts temporários chegam ao Threads (imagem: reprodução/Meta)
Resumo
  • O Threads introduziu um novo recurso de posts temporários, que desaparecem após 24 horas.
  • A novidade permite interações privadas, sem a criação de novas threads.
  • Segundo a Meta, dona da rede social, a função visa reduzir a “pressão da permanência”, inspirando postagens mais espontâneas e casuais.

O Threads, rede social de texto da Meta, anunciou nessa segunda-feira (27/10) um recurso de posts temporários, publicações que são automaticamente arquivadas após 24 horas.

Segundo a empresa, o objetivo é permitir que os usuários compartilhem “pensamentos sem filtro” e opiniões espontâneas. Em comunicado, a companhia diz que a ideia é reduzir a “pressão” que existe sobre posts permanecerem nas redes sociais, incentivando postagens mais casuais.

A motivação segue o conceito de funções como os Stories, do Instagram — que remete ao formato original do Snapchat —, que se tornaram o foco de postagens momentâneas, enquanto o feed passou a ser usado para conteúdo mais elaborado.

Como funcionam os posts temporários?

Capturas de tela demonstrando funcionamento da ferramenta post temporário. À esquerda, captura de tela destaca botão de "fantasma" na parte inferior da tela de criação de posts. À direita, um post temporário, indicado através de uma marcação cinza
Post temporário pode ser ativado na criação de post (imagem: reprodução/Meta)

Ativar a novidade é simples. Para criar um post temporário, o usuário só precisa selecionar o “ícone de fantasma” na tela de criação de post, antes de publicar. Uma vez ativado, tudo o que for escrito desaparecerá do feed 24 horas depois.

O que realmente diferencia a função é a privacidade. Diferente de um post comum, as respostas enviadas a um post temporário não aparecem publicamente na plataforma, mas são encaminhadas diretamente para a caixa de entrada de mensagens do usuário.

Por outro lado, a função limita as interações ao autor do post, impedindo que outras threads se criem, algo comum em redes sociais baseadas no antigo Twitter.

Da mesma forma, as curtidas e a lista de quem respondeu também são privadas, e apenas o autor do post pode ver essas interações.

Threads aposta em ferramentas de texto

O lançamento dos posts temporários é mais uma das várias ferramentas que o Threads tem implementado recentemente para fortalecer a plataforma como um espaço de conversação.

A empresa destacou no comunicado o lançamento, há pouco tempo, dos anexos de texto, permitindo publicações muito mais longas, de até 10.000 caracteres, voltadas para quem deseja compartilhar pensamentos mais elaborados ou trechos de artigos sem depender de links externos.

Além disso, a plataforma também introduziu, no meio do ano, a capacidade de ocultar mídias ou trechos de texto em publicações que contenham spoilers.

A Meta afirma que continuará atualizando o Threads para “se tornar mais fácil e divertido compartilhar seus pensamentos e se conectar com os outros”.

Threads ganha posts que somem em 24 horas