
Resumo
- TikTok anunciou um recurso para ajustar a quantidade de vídeos gerados por IA no feed.
- O ajuste ficará na seção “Gerenciar tópicos” e permitirá ao usuário definir se deseja ver mais ou menos vídeos gerados por IA.
- A plataforma usará uma marca d’água invisível para identificar conteúdo sintético e personalizar a exibição sem removê-lo completamente.
O TikTok anunciou nesta quarta-feira (19/11) um novo recurso que permite ajustar quanto conteúdo gerado por inteligência artificial aparece no feed. A atualização chega nas próximas semanas e faz parte de um esforço da plataforma para aumentar a transparência e oferecer maior personalização.
A funcionalidade opera dentro da ferramenta “Gerenciar tópicos”, sistema que já permitia ajustar a frequência de exibição de categorias como esportes, culinária e dança. O objetivo é permitir que o algoritmo continue sugerindo vídeos criados por IA para aqueles que têm interesse, ao mesmo tempo em que reduz a exposição para usuários que preferem consumir conteúdo orgânico.
Como ajustar a exibição de conteúdo no TikTok?
O recurso será acessível através das configurações de privacidade do aplicativo. Para utilizar o recurso, o usuário deve acessar o menu “Configurações e privacidade”, selecionar a aba “Preferências de conteúdo” e clicar na opção “Gerenciar tópicos”.
Dentro dessa seção, a plataforma disponibilizará um controle deslizante específico, “Conteúdo gerado por IA”. Ao mover esse controle, o usuário sinaliza ao algoritmo se deseja ver “mais”, “menos” ou manter a frequência padrão desse tipo de material.
O TikTok conseguirá identificar o conteúdo gerado por IA através de uma marca d’água invisível, que insere um sinal imperceptível ao usuário, mas detectável pelos sistemas internos. Segundo o comunicado oficial, a nova ferramenta visa “personalizar a diversidade de conteúdo nos feeds, em vez de remover ou substituir completamente”.

A novidade chega em meio à crescente saturação de mídias sintéticas na rede social. Desde o lançamento de modelos avançados de geração de vídeo, como o Sora, da OpenAI, o TikTok registrou um aumento expressivo de publicações criadas por IA.
Ao mesmo tempo, concorrentes seguem caminhos diferentes: a Meta lançou o Vibes, um feed dedicado a vídeos curtos gerados por IA, enquanto a OpenAI estreou uma rede social própria focada nesse tipo de conteúdo.
Com informações do TechCrunch
TikTok vai permitir ajustar exibição de conteúdo gerado por IA

