TIM e Vivo anunciam mais 5G no metrô de São Paulo; veja quais estações receberão

Tecnologia

A TIM e a Vivo estão em processo de ativação do sinal de telefonia 5G em mais estações do Metrô de SP. A melhoria promete atender a 2,7 milhões de usuários que usam as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

A expansão da TIM inclui a conectividade em oito estações ainda no mês de agosto: Vila Mariana, Pedro II, Ana Rosa, Jardim São Paulo, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde e São Judas.

Até outubro, o total deve chegar a mais estações, incluindo as paradas Sé, Anhangabaú, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Sumaré, Clínicas, Alto do Ipiranga e Vergueiro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Metrô SP
Projetos preveem conectividade ampliada em linhas de metrô de SP (Imagem: Marcelo Salvatico/Canaltech)

A ativação está dentro do contrato de concessão firmado com uma empresa controlada pela Winity, que é responsável pela infraestrutura. A documentação prevê a implantação em mais 21 estações até o fim de 2026, incluindo pontos como Jabaquara, Consolação, República, Luz e Palmeiras-Barra Funda.

A cobertura utiliza a tecnologia DAS (Distributed Antenna System), com distribuição do sinal por centenas de antenas interligadas a mais de 130 km de cabos de fibra óptica e irradiantes. Ela também deve atender a pessoas que usam o 4G, além do 5G. 

Na prática, a solução promete entregar sinal de internet ininterrupto entre as estações. Também está prevista a implementação de Wi-Fi gratuito na rede de metrô. 

Vivo também amplia 5G no metrô

Por sua vez, o projeto da Vivo prevê implementação da internet em 18 meses, nas 35 estações e os 33 quilômetros de trilhos das três linhas.

Isso é feito por meio de uma estrutura com cerca de 500 antenas e 133 km de cabos, também em parceria com a Winity. 

Quatro estações já contam com a rede 5G da Vivo: Vila Mariana, Ana Rosa, Jardim São Paulo e Pedro II.

Até o fim de agosto, outras quatro estações devem ser ativadas: Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde e São Judas. A expansão deve ser feita de forma gradual, também com a tecnologia DAS. 

Leia mais no Canaltech:

Veja quatro ótimas opções de celulares com 5G:

Leia a matéria no Canaltech.