Gerações futuras do relógio Apple Watch podem trazer suporte para autenticação biométrica por meio de Touch ID. O rumor foi levantado com base em informações encontradas pelo portal MacWorld em códigos internos de desenvolvedores.
O código menciona suporte para algo chamado de “AppleMesa”, que é um nome interno historicamente associado ao Touch ID. A referência aparece em entradas específicas ligadas aos modelos de 2026 do Apple Watch.
Essas linhas de código são marcadas como “apenas para uso interno”. Portanto, a funcionalidade ainda está em fase de testes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Esse tipo de referência não é encontrado em nenhum modelo atual do Apple Watch, ou mesmo nos que devem ser lançados neste ano.
Como funcionaria o Touch ID no Apple Watch
Os códigos não mencionam especificamente como funcionaria o Touch ID no relógio. No entanto, patentes anteriores registradas pela Apple fazem possíveis referências ao recurso.
Uma delas associa o Touch ID ao botão lateral do dispositivo. A seção adotaria um sensor óptico para identificar as impressões digitais.
A identificação também pode ser feita abaixo da tela, ao encostar o dedo no display.
A terceira possibilidade é a implementação dos sensores Touch ID na parte inferior do relógio, onde ele entra em contato com a pele na região do pulso.
De qualquer forma, a inclusão do Touch ID tornaria os pagamentos com Apple Pay no Apple Watch mais seguros. Outras autenticações poderiam ser feitas com o sensor, tornando o relógio mais confiável.
Apple Watch de 2026 pode trazer mudanças profundas
Rumores recentes afirmam que o Apple Watch do próximo ano pode ter um design bem diferente dos anteriores. A mudança incluiria alterações significativas no hardware externo e nos sensores.

O novo modelo também deverá ter suporte ao Apple Intelligence, sistema de soluções de inteligência artificial da empresa.
Os modelos de 2026 são identificados internamente como “Watch8”, uma classificação que indica um salto significativo em relação às gerações anteriores.
Para efeito de comparação, todos os Apple Watch Series 9, Series 10 e Series 11 pertencem à família “Watch7”. Afinal, são modelos considerados semelhantes entre si, apenas com alterações sutis para cada geração.
Já a família “Watch8” inclui os modelos N237, N238 e N240. Eles devem corresponder ao Apple Watch Series 12 em suas versões com GPS e redes móveis, além do Apple Watch Ultra 4.
Antes do lançamento desses modelos supostamente inovadores, a Apple deve anunciar seus novos relógios daqui a poucas semanas. É esperado o anúncio do Watch Series 11, Ultra 3 e um novo Apple Watch SE.
Leia mais no Canaltech:
- Inovação do iPhone que ninguém pediu está prestes a desaparecer, diz leaker
- Novo smartwatch da Realme está chegando ao Brasil; veja os detalhes
- Galaxy S26 Ultra vai ter tela “anti-curiosos”, revela site
Será que é mais seguro pagar com relógio ou cartão? Veja no vídeo abaixo:
Leia a matéria no Canaltech.