Ferrari e Lamborghini são duas das maiores representantes do mundo para quem curte a maravilhosa sinfonia dos motores V12. O que talvez poucos saibam é que uma dessas duas icônicas marcas só “nasceu” por conta da arrogância da outra. Não entendeu? O CT Auto explica.
A rivalidade mais acirrada do mundo automotivo não nasceu nas pistas, como muitos podem pensar, mas em uma oficina, e por causa de uma simples embreagem defeituosa e também, de uma “resposta atravessada”.
Esta é a incrível história por trás do que motivou Ferruccio Lamborghini a dar início na trajetória de projetar carros esportivos. sobre por que o fundador da Lamborghini começou a fazer carros esportivos após uma discussão com Enzo Ferrari: um conto de paixão, orgulho e vingança mecânica, que já foi até para as telas do cinema.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira abaixo tudo sobre a briga entre o Touro e o Cavalo Rampante; ou melhor, entre a Lamborghini e a Ferrari.
De cliente insatisfeito a rival lendário
No início dos anos 60, Ferruccio Lamborghini era um industrial de sucesso. Sua fortuna vinha da fabricação de tratores, um negócio que ele entendia profundamente.
Como todo italiano rico da época, ele era apaixonado por carros esportivos e tinha na garagem uma belíssima Ferrari 250 GT. O problema? O carro vivia na oficina, sempre com o mesmo defeito na embreagem. Cansado do problema, Ferruccio, que também era um mecânico habilidoso, decidiu investigar por conta própria.
Sua descoberta foi chocante e frustrante. A peça defeituosa era, na verdade, muito parecida com uma embreagem que ele usava em seus próprios tratores. Sentindo-se lesado, ele procurou o próprio Enzo Ferrari para sugerir uma solução. A resposta de “Il Commendatore” foi ríspida e mudaria a história para sempre. Reza a lenda que Enzo disse: “Você sabe dirigir tratores, mas não sabe dirigir uma Ferrari. Deixe meus carros em paz”.

A resposta: um V12 para calar os críticos
O insulto foi a faísca que faltava. Ferruccio Lamborghini decidiu que, se a Ferrari não podia fazer um carro perfeito, ele mesmo faria. Seu objetivo não era apenas construir um carro esportivo, mas sim criar um gran turismo (GT) superior: mais rápido, mais confiável e mais luxuoso que qualquer coisa que saísse da fábrica de Maranello.
Ele reuniu os melhores talentos da Itália, incluindo o ex-engenheiro da Ferrari, Giotto Bizzarrini, para projetar um motor V12 do zero. O resultado foi o Lamborghini 350 GTV, um protótipo apresentado em 1963 que chocou o mundo. No ano seguinte, nascia o primeiro carro de produção, o 350 GT. Era uma máquina espetacular que estabeleceu um novo padrão.
- Motor Superior: O V12 da Lamborghini era tecnicamente mais avançado que o da Ferrari na época.
- Foco no Luxo: Diferente da Ferrari, que focava nas pistas, a Lamborghini nasceu com foco no conforto e na usabilidade diária.
- Design Arrojado: Desde o início, os carros da marca do touro se destacaram por um design provocador e futurista.
O legado da rivalidade: touro vs. cavalo
A discussão entre Ferruccio e Enzo não criou apenas uma nova marca de supercarros; ela definiu duas filosofias opostas que perduram até hoje. De um lado, o Cavallino Rampante da Ferrari, com sua alma nascida nas corridas, representando a tradição e a performance pura. Do outro, o Touro da Lamborghini, símbolo de força bruta, design extravagante e a rebeldia de desafiar o status quo. Essa rivalidade empurrou ambas as marcas a inovarem continuamente, presenteando os entusiastas com décadas de máquinas dos sonhos, do Miura ao Countach, do F40 ao Aventador.
Da próxima vez que você vir o emblema dourado de um touro furioso, lembre-se que ele representa muito mais que um carro de luxo. Ele é um monumento à teimosia, à paixão e à prova de que, às vezes, a maior motivação do mundo vem de alguém dizendo que você não é capaz. Aquele insulto não apenas deu origem à Lamborghini, mas também tornou o universo automotivo infinitamente mais emocionante.
Leia também:
- Só 3 unidades no mundo: Ferrari raríssima já está à venda
- Vaga de garagem em prédio de Boston custa o preço de um Lamborghini Urus
Vídeo: Porque carros elétricos NUNCA serão uma realidade no Brasil
Leia a matéria no Canaltech.