
A chinesa Chery oficializou um acordo histórico de cinco anos com o Automobile Club de l’Ouest (ACO), instituição que criou e organizou as 24 Horas de Le Mans. Segundo o portal CarNewsChina, a iniciativa tem prazo de cinco anos, e promete transformar a gigante chinesa na primeira da Ásia a disputar a prova com nomes como BMW, Mercedes-Benz e Toyota.
- Carro voador da Chery já voou 80 quilômetros, diz empresa
- As 10 maiores fabricantes de carros da China
A trajetória da Chery rumo ao topo do pódio europeu vai ser dividida em fases. A primeira delas vai ser a Asian Le Mans Series (ALMS), com competição nas categorias LMP2, LMP3 e LMGT3. A ideia é que o período sirva como laboratório técnico para o desenvolvimento dos carros que, posteriormente, vão encarar o circuito de La Sarthe.
Já se sabe que a iniciativa vai ser protagonizada pela Exeed, a submarca de luxo da Chery cujos carros ainda não estão no Brasil. Aliás, o projeto não se limita apenas às pistas europeias, já que prevê também a construção de um circuito certificado pelo ACO em Wuhu, cidade-sede da montadora, e a criação de campeonatos locais de resistência.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Potência híbrida de 1.000 cavalos
Embora os detalhes técnicos dos veículos ainda sejam mantidos sob sigilo, é possível que a Chery aposte em tecnologias de eletrificação avançada. Por enquanto, a potência dos elétricos da Exeed os tornam bons candidatos.

Na prática, a montadora deve trazer um super-híbrido plug-in capaz de entregar mais de 1.000 cv de potência. Quando estiver em desenvolvimento, o supercarro deve ser um sedan ou cupê.
Leia também:
- Chery QQ elétrico é apresentado ao público na China; veja imagens
- Dividir para conquistar: Chery vai se separar em 3 marcas
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!
Leia a matéria no Canaltech.

