
Resumo
- A tradução em tempo real nos AirPods requer chip H2 e cancelamento de ruído, disponível nos modelos AirPods Pro 2 e AirPods 4.
- A função converte a fala em outro idioma diretamente no ouvido do usuário e exibe a tradução em texto no iPhone.
- Inicialmente, suporta inglês, francês, alemão, português e espanhol, com expansão para mais idiomas planejada até o fim do ano.
A Apple apresentou nesta semana o AirPods Pro 3 durante o evento do iPhone 17 e, junto deles, revelou uma novidade que também interessará a quem possui modelos anteriores: a tradução em tempo real. A função converte a fala de uma pessoa em outro idioma diretamente no ouvido do usuário e ainda mostra, no iPhone, a versão traduzida e em texto do que ele mesmo está dizendo.
O recurso não ficará limitado ao modelo mais recente. Apesar de a Apple não ter deixado isso claro no anúncio, uma análise posterior das páginas de comparação dos fones mostrou que a tradução também chegará ao AirPods Pro 2 e ao AirPods 4 com cancelamento ativo de ruído.
Como funciona a tradução em tempo real nos AirPods?
Com a atualização, o AirPods pode captar a voz de alguém que fala em outro idioma, silenciar o som original e inserir a tradução diretamente nos ouvidos do usuário. Caso ambos os participantes estejam usando AirPods compatível, a conversa pode ocorrer de forma natural, com tradução instantânea dos dois lados.
Para que a função ocorra, os fones precisam estar emparelhados a um iPhone com iOS 26 ou superior e compatível com a tecnologia Apple Intelligence. Ou seja, o processamento ocorre dentro do celular. Além disso, é necessário que o firmware do AirPods esteja atualizado para a versão mais recente.

Quais modelos e idiomas são compatíveis?
Nem todos os fones da Apple terão acesso à novidade. O AirPods 4 na versão mais simples, apesar de trazer o mesmo chip H2, não conta com cancelamento ativo de ruído, requisito considerado essencial para o recurso. Já o AirPods Max, por utilizar o chip H1, também fica de fora.
A lista inicial de idiomas suportados inclui inglês, francês, alemão, português e espanhol. Até o fim do ano, Apple promete expandir a função para italiano, japonês, coreano e chinês simplificado, ampliando as possibilidades de uso em diferentes países.