Trend do ‘pozinho mágico’ com efeito brilhante na água viraliza no TikTok

Tecnologia

A trend do “pozinho mágico” viralizou no Instagram e TikTok nos últimos dias, com publicações de pais participando do desafio com os filhos. A tendência vem de vídeos que misturam dois ingredientes na água para criar um visual “mágico” que tem cativado e encantado crianças.

Segundo dados do Google Trends — plataforma que monitora o tendências de buscas do buscador —, houve um aumento repentino nas buscas sobre “como fazer o pó mágico” à medida em que a trend foi se popularizando nas redes. 

O truque do “pó mágico de fada” é criado a partir de uma mistura feita com sal e cúrcuma (ou açafrão) dissolvidos em água, preferencialmente em um recipiente transparente. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O truque para que o efeito dourado surja na mistura e se pareça com uma poção encantada, no entanto, está na iluminação. Por isso, é necessário que uma fonte de luz (como a lanterna do celular, por exemplo) seja posicionada abaixo do frasco.

Assim, quando o tempero é despejado delicadamente sobre a água e começa a se misturar, a luz é refletida de forma brilhante, criando um visual mágico que encanta crianças e adultos nas redes sociais.

Não é possível precisar quando exatamente a trend surgiu, mas vídeos que foram publicados no TikTok há menos de uma semana, como o clipe compartilhado pela usuária Gabriella Kelly (@gabiiksantos) já somam mais de 3,4 milhões de visualizações na plataforma. 

Além disso, até o dia de publicação desta matéria, a hashtag “#pozinhomagico” já somava mais de 10,8 mil publicações com a brincadeira.

@gigidailyone #tranding #pómagico #fy #magic #turmerictrend #pomagicochallenge ♬ Originalton – Winx club🦋

Existem riscos em participar da trend?

Ao Canaltech, a professora de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA) Glaucia Justo destaca que tanto a cúrcuma quanto o sal são ingredientes naturais utilizados na culinária. Por isso, o contato com essas substâncias não apresenta toxicidade nem oferece riscos à saúde em situações normais.

O cuidado recai sobre a ingestão dos ingredientes em excesso.

Em relação ao sal, a professora observa que pequenas quantidades não costumam causar problemas e destaca que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de 5 gramas de sal por dia, o que equivale a uma colher de chá.

Ela também explicou que, até o momento, não há estudos que estabeleçam uma quantidade máxima de cúrcuma cuja ingestão poderia levar a uma toxicidade.

Sendo assim, embora a brincadeira seja segura em relação ao contato com os ingredientes, é importante evitar que a mistura seja consumida. O ideal é sempre supervisionar a atividade, garantindo que o momento seja divertido e seguro.

Veja mais do Canaltech:

Assista ao vídeo e veja se faz sentido trocar de celular todos os anos

Leia a matéria no Canaltech.