
Resumo
- Time do PowerToys propõe uma barra de tarefas extra no Windows 11, baseada na Paleta de Comandos;
- Barra extra seria móvel e personalizável, com opções de atalhos, widgets e aparência, como fundo transparente;
- Novidade ainda não é oficial; proposta foi apresentada por desenvolvedores do PowerToys para avaliação pública da ideia.
Se você usa o Windows 11, já pensou em ter uma barra de tarefas na parte superior da Área de Trabalho que, como tal, complementa a barra que fica na parte inferior? No que depender dos desenvolvedores do PowerToys (o “canivete suíço” do Windows), esse recurso será realidade em breve.
A barra de tarefas extra seria baseada em uma das funcionalidades mais interessantes do PowerToys: a Paleta de Comandos, que dá acesso rápido a aplicativos, extensões, configurações e afins. Trata-se de uma função tão versátil que, quando você aprende a usá-la, tende até a deixar o Menu Iniciar de lado.
Se desenvolvida conforme o plano, a nova barra será móvel, ou seja, você poderá posicioná-la em qualquer lado da tela. Para usuários do Windows 11, isso é muito interessante, pois essa versão não permite mover a barra de tarefas, ao contrário do que ocorre no Windows 10 e em versões anteriores.
Escolhida a posição da barra, você poderá escolher os atalhos que aparecerão ali, bem como adicionar recursos complementares, como controles para um reprodutor de música ou pequenos widgets que informam, por exemplo, a quantas anda o uso do processador.
Novamente se a proposta for desenvolvida conforme apresentada, você também terá várias opções de personalização da barra extra. Por exemplo, será possível deixá-la com fundo transparente ou fazê-la exibir rótulos para determinadas funções.

Quando a nova barra chegará ao Windows 11?
Infelizmente, ninguém sabe ao certo. Por enquanto, a nova barra foi apresentada como uma proposta no repositório do PowerToys no GitHub. Por ora, os desenvolvedores estão coletando feedbacks sobre a ideia.
Da minha parte, torço para que a proposta seja levada adiante. O PowerToys é um dos projetos mais interessantes que a Microsoft mantém para usuários finais do Windows. Em linhas gerais, as ferramentas do PowerToys funcionam bem e, por isso, acredito que os desenvolvedores serão igualmente caprichosos com relação à nova barra.

Aproveite o PowerToys
Em tempo, o PowerToys chegou recentemente à versão 0.97. A novidade está ainda mais personalizável e melhora justamente as funcionalidades da Paleta de Comandos. Mas há várias outras funções úteis por ali. Eis alguns exemplos:
- Modo Ativo: faz o Windows ficar sempre ativo (sem hibernar), sem que você tenha que mexer nas configurações de energia;
- Seletor de Cores: permite identificar a cor de qualquer elemento exibido na tela;
- FancyZones: permite organizar janelas de vários modos;
- Redimensionador de Imagem: muda as dimensões de várias imagens ao mesmo tempo;
- PowerToys Run: é um launcher de aplicativos que traz vários recursos avançados;
- PowerRename: trata-se de um utilitário que permite renomear vários arquivos de uma só vez;
- Gerenciador de Teclado: permite personalizar o teclado, e inclui a opção de criar atalhos sob medida;
- Espiada: funciona como um visualizador rápido do conteúdo de arquivos selecionados;
- Visualização do Registro: permite acessar e editar entradas no Registro do Windows rapidamente;
- ZoomIt: além de aplicar zoom, permite gerar anotações e fazer gravações ou capturas de tela.
Mais um detalhe: apesar de ser focada no Windows 11, o PowerToys também funciona no Windows 10. É de graça!
Turma do PowerToys propõe barra de tarefas extra no Windows 11

