A lista de carros aceitos para trabalhar em duas das principais categorias da Uber, Comfort e Black, foi atualizada para 2026, e acabou deixando de fora modelos que vêm conquistando espaço no mercado justamente por entregar conforto e desempenho por um preço acessível.
- Quanto ganha um Uber trabalhando 4 horas por dia?
- Uber: quais peças sofrem mais desgaste em carros de aplicativo?
Entre eles, podemos destacar dois modelos de origem francesa: o Citroën Basalt e o Renault Kardian. Ambos foram “barrados” da categoria Black, a mais alta do aplicativo de transportes, e as ausências causaram certa estranheza.
De acordo com a empresa, porém, a decisão foi tomada visando o bem-estar dos passageiros que optam por pagar tarifas mais altas em busca de produtos mais atrativos. A Uber informou que realizou pesquisas de campo e, com base nos resultados, viu a necessidade de atualizar a lista de carros aceitos nesta categoria.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Os critérios mais importantes a serem avaliados para a definição da lista passaram a ser o espaço interno e o ano de fabricação. O Virtus, da Volkswagen, por exemplo, só é aceito se o modelo for a partir de 2026. Nos casos do Basalt e do Kardian, porém, a proibição independe do ano de fabricação.

O que muda no Uber Comfort?
A categoria Comfort, que também é acima da básica (X), foi a outra afetada pela lista que conta com os carros barrados pelo aplicativo para 2026. Além da atualização no ano mínimo de fabricação para carros como Prisma e Cobalt, da Chevrolet, a empresa confirmou que o Renault Logan será excluído da plataforma a partir de julho.
Os carros da categoria Comfort, vale lembrar, precisam obrigatoriamente ter quatro portas, espaço para 5 ocupantes no mínimo e, também, equipamentos que ofereçam bem-estar aos passageiros, como ar-condicionado.
Confira abaixo quais são os carros “barrados” pela Uber nas categorias Black e Comfort para 2026:
- Black: Citroën Basalt, Caoa Chery Tiggo 3X, Caoa Chery Tiggo 3, Hyundai Kona, JAC J3, JAC iEV 40, Peugeot e-2008 e Renault Kardian.
- Comfort: Renault Logan (a partir de julho)
A categoria Comfort também irá mudar o ano mínimo de fabricação aceito para carros como Chevrolet Cobalt, Chevrolet Prisma, Fiat Argo, Volkswagen Polo e Toyota Etios sedan, mas as datas serão diferentes de acordo com a cidade. A lista completa pode ser conferida no site oficial da empresa.
Leia também:
- Renault derruba preços de SUV para tentar frear “fenômeno Tera”
- Carro próprio, câmbio automático e mais: mudanças da CNH sem autoescola
Vídeo: Chegou a hora dos carros elétricos?
Leia a matéria no Canaltech.