Uber “entra nos trilhos” e quer trem que ligue Londres a grandes centros

Tecnologia

A Uber quer revolucionar o transporte público na Europa mais uma vez. Para isso, se juntou com a startup Gemini Trains para tentar tirar do papel um projeto batizado como “Uber Trains”. A ideia é ligar o Reino Unido, partindo de Londres, a outros grandes centros da Europa e, de quebra, rivalizar com a Eurostar em uma das rotas mais famosas da região.

Segundo o jornal The Sun, a Uber quer colocar ao menos 10 trens de alta velocidade em operação partindo da estação Stratford International, localizada no leste de Londres. O local é estratégico, pois oferece acesso ao Túnel do Canal da Mancha, permitindo conexões rápidas e eficientes com o continente. Os destinos diretos seriam, a princípio, as cidades de Paris, Bruxelas e Lille, desafiando o domínio histórico da Eurostar nessa rota.

De acordo com o The Sun, a colaboração entre Uber e Gemini Trains visa não apenas garantir a infraestrutura necessária, mas também assegurar que todas as licenças e regulamentações sejam cumpridas até o início das operações. A proposta é clara: oferecer uma experiência de viagem superior, com foco voltado especialmente para conforto, tecnologia e praticidade.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Conforto e integração digital

Os trens da Uber prometem um alto padrão de comodidade, com classes econômicas e executivas equipadas com Wi-Fi, tomadas e serviço de bordo. Assim, a ideia é agradar tanto aos turistas quanto aos que viajam a negócios, garantindo viagens conectadas e confortáveis, independentemente da faixa de preço do cliente. A promessa é que os trens da Uber Trains também tenham integração total com a plataforma do aplicativo, inclusive para compra das passagens.

Uber Trains terá integração total com o app da empresa, segundo o projeto (Imagem gerada por IA/Grok)

A possível entrada da Uber no setor ferroviário em uma rota tão importante da Europa promete mudar o panorama do transporte local e colocar em xeque a soberania da Eurostar, que há décadas reina soberana na região. Caso dê certo o projeto inicial, há a possibilidade de a Uber investir em outras expansões e, assim, se tornar referência também na mobilidade sobre trilhos.

Leia também:

Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China

Leia a matéria no Canaltech.