
Resumo
- O Uber iniciou um programa piloto para passageiras escolherem motoristas mulheres em sete cidades brasileiras.
- As modalidades incluem Reserve Motoristas Mulheres, Preferência das Mulheres e Mulheres Motoristas, com diferenças na disponibilidade e funcionamento.
- A 99 oferece o botão 99Mulher para motoristas, enquanto a Lady Driver é uma plataforma exclusiva para motoristas e passageiras mulheres.
A Uber iniciou nesta terça-feira (28/10) um programa piloto para que passageiras possam optar por viagens com motoristas mulheres. Os testes vão acontecer nas cidades de Piracicaba (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Campo Grande (MS).
Como vai funcionar a opção por motoristas mulheres?
A empresa oferecerá três diferentes modalidades para direcionar usuárias a profissionais mulheres: Reserve Motoristas Mulheres, Preferência das Mulheres e Mulheres Motoristas.
Elas funcionam assim:
- Reserve Mulheres Motoristas: a opção Mulheres Motoristas aparece no Uber Reserve, que permite agendar viagens com antecedência de 30 minutos.

- Preferência das Mulheres: as usuárias podem ativar uma configuração que dá preferência a motoristas mulheres em todas as viagens de UberX; no entanto, dependendo do número de condutoras disponíveis na região, o pedido poderá ser direcionado para o motorista homem mais próximo de forma automática.

- Mulheres Motoristas: a opção Mulheres Motoristas aparece entre os produtos disponíveis ao solicitar uma corrida; caso o tempo de espera seja muito longo, o aplicativo perguntará se a passageira deseja continuar aguardando ou prefere ser atendida pelo motorista homem mais próximo.

Todas as cidades receberão as modalidades Reserve Motoristas Mulheres e Preferência das Mulheres. Já a modalidade Mulheres Motoristas estará disponível inicialmente apenas em Piracicaba.
O piloto começa poucos meses depois de um anúncio semelhante nos Estados Unidos. Por lá, os testes começaram nas cidades de Los Angeles, San Francisco e Detroit.
A empresa lembra que, desde 2019, oferece no Brasil a modalidade U-Elas, que permite a motoristas mulheres receber apenas pedidos de viagens de usuárias.
Quais são as opções das concorrentes?
Principal concorrente da Uber no Brasil, a 99 oferece às motoristas mulheres o botão 99Mulher, que funciona de maneira similar ao U-Elas, direcionando apenas corridas de passageiras para a condutora.
Para passageiras, a 99 não tem uma opção do tipo, mas conta com uma inteligência artificial chamada Pítia, que identifica usuárias em situações de risco e direciona essas corridas a condutoras mulheres ou a condutores homens bem avaliados.
Além das duas empresas, existe também a Lady Driver, plataforma que conta apenas com motoristas mulheres e atende somente mulheres, crianças e idosos.
Com informações da Uber
Uber permitirá optar por motoristas mulheres; veja como funciona

