Uber terá totens para pedir corrida sem precisar do app

Tecnologia
Resumo
  • A Uber instalará totens em aeroportos, hotéis e portos para facilitar corridas sem o app, visando turistas sem chip local.
  • Os totens permitem digitar o destino, escolher a categoria e pagar, com recibo impresso e atualizações por SMS.
  • A empresa é responsável pela manutenção inicial dos totens, mas o modelo pode evoluir com taxas ou aluguel em alguns locais.

A Uber oferecerá totens para quem precisa solicitar um carro e não pode usar o app, seja por não ter cadastro, seja por estar sem internet. Segundo a empresa, basta digitar o destino, escolher a categoria e pagar na maquininha.

Os totens da Uber serão instalados em hotéis, portos e aeroportos nos próximos meses — a companhia não divulgou uma lista das futuras localizações. A primeira máquina será instalada no terminal C do aeroporto LaGuardia (LGA), em Nova York.

Um ponto curioso é que o equipamento imprime um recibo com os detalhes da viagem. Atualizações são enviadas para o número de telefone cadastrado, e é possível acompanhar informações da corrida pelo navegador do celular. Talvez isso não ajude muito quem está sem internet.

Totem foi pensado para turistas

Um porta-voz da empresa disse à Bloomberg que esse modelo de serviço representa uma grande oportunidade nos Estados Unidos, já que o país deve receber a Copa do Mundo, entre outros grandes eventos.

Como explica a empresa em seu blog, o totem foi pensado para “visitantes internacionais que desembarcam sem ter um chip local ou pessoas que preferem uma experiência presencial”.

A Uber será a proprietária e a responsável pela manutenção dos totens nesse primeiro momento, mas o modelo da operação pode evoluir. A empresa tem em mente que alguns locais poderão cobrar taxas ou aluguel.

Uber quer facilitar viagens para conquistar clientes

Como nota a Bloomberg, a Uber tem adaptado seus serviços de transporte para cobrir mais casos de uso e, assim, atrair novos usuários. A empresa criou uma interface simplificada para idosos, lançou pacotes com preços fixos e colocou uma opção de pedir corridas no app do iFood.

Enquanto isso, clientes atuais estão insatisfeitos com os preços. Passageiros da Uber (e também da concorrente 99) dizem que os valores das corridas estão muito acima do normal nesse fim de ano.

Com informações da Uber e da Bloomberg

Uber terá totens para pedir corrida sem precisar do app