
Após críticas, a LG confirmou que lançará uma atualização para permitir a remoção do app Microsoft Copilot de suas Smart TVs. Usuários reclamaram que o atalho foi instalado automaticamente e não podia ser apagado do sistema webOS.
- Pequeno acessório traz “MagSafe” para qualquer notebook; veja como funciona
- O que fazer para economizar energia elétrica no calor? Veja 5 dicas
- 5 truques simples para melhorar a imagem da sua TV Samsung ou LG
Uma atualização recente do sistema webOS trouxe uma surpresa para donos de diversos modelos de TVs LG. O aplicativo Microsoft Copilot foi instalado automaticamente na barra de acesso rápido, sem permissão prévia, ocupando espaço na tela inicial. O que gerou uma grande confusão na internet.
Usuários inconformados

O problema central foi a impossibilidade de excluir o atalho. A imposição gerou uma onda de reclamações em fóruns como o Reddit e redes sociais, onde consumidores criticaram a presença obrigatória da ferramenta de IA em seus televisores.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que a LG responde
Em resposta ao site Tom’s Hardware, Chris De Maria, chefe de relações-públicas da LG nos EUA, comentou o caso. Ele explicou que o app faz parte de uma atualização de recursos, mas que a empresa compreende o feedback negativo recebido.
Ao Canaltech, a empresa detalhou: “O Microsoft Copilot nas TVs LG é fornecido como um ícone de atalho para aprimorar a acessibilidade e a conveniência do cliente. Não é um serviço baseado em aplicativo incorporado à TV.”
A nota prossegue: “Quando os usuários selecionam o atalho, o site da Microsoft abre no navegador, e o microfone só é ativado com consentimento. A LG respeita a escolha do consumidor e tomará medidas para permitir que excluam o ícone, caso desejem.”
Atualização para apagar Copilot
A LG informou que trabalha para permitir que o Copilot seja excluído em uma próxima atualização do sistema. A mudança dará ao usuário o controle para remover o ícone da barra de tarefas, revertendo a configuração atual.
No entanto, a empresa ainda não informou quando a atualização que permitirá a remoção do atalho será disponibilizada.
Leia mais no Canaltech
- Galaxy Z Trifold: celular que dobra em 3 faz sucesso e está totalmente esgotado
- Xiaomi anuncia relógio e fones de ouvido avançados; conheça
- 5 vilões da conta de luz de verdade; e 5 que levam a culpa sem gastar tanto
Leia a matéria no Canaltech.

