Vagas remotas e no exterior em TI: 5 tecnologias que aumentam chances de emprego

Tecnologia

Trabalhar para empresas de fora do país é o sonho de muitos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) brasileiros. Além de salários mais competitivos, a experiência internacional ajuda a expandir a carreira e desenvolver novas habilidades. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, 70% dos profissionais brasileiros desejam vivenciar oportunidades no exterior.

Mas se mudar de país envolve aprender um novo idioma, validar diplomas e se adaptar a outra cultura, já é possível conquistar vagas internacionais sem sair do Brasil — basta dominar as tecnologias mais valorizadas no mercado global.

Cinco tecnologias que aumentam suas chances em vagas internacionais

“Atuar para empresas de fora do país permite adquirir experiência internacional e expandir a carreira. É por isso que os desenvolvedores brasileiros estão cada vez mais no radar de companhias estrangeiras”, explica Samyra Ramos, country manager da fintech Higlobe.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Abaixo estão cinco tecnologias indicadas para os candidatos aumentarem a chance de serem aprovados:

1. Inteligência Artificial (IA)

Saber aplicar IA no dia a dia já é diferencial logo nos processos seletivos. Dominar as ferramentas mais utilizadas pode posicionar o profissional na linha de frente da inovação.

2. Cloud Computing

Com a migração global para ambientes cloud native, entender infraestrutura em nuvem deixou de ser opcional. Mais do que conhecer as ferramentas, é essencial saber quando e como utilizá-las.

3. Blockchain e aplicações descentralizadas

Muito além das criptomoedas, o blockchain já impacta setores como saúde, logística e contratos inteligentes. Habilidade cada vez mais valorizada por garantir segurança, transparência e rastreabilidade.

4. Cultura DevOps

Não se trata apenas de ferramentas, mas de mentalidade. DevOps é visto como essencial para garantir eficiência, escalabilidade e confiabilidade em sistemas — pontos críticos para empresas globais.

5. Cross-Platform

Enquanto o desenvolvimento nativo tem espaço, o cross-platform abre ainda mais portas, principalmente em startups e empresas que buscam reduzir custos e acelerar entregas.

“É sobre encontrar equilíbrio entre conhecer o que é essencial e ter um foco de especialização. Esse movimento aumenta as chances de contratação global”, reforça Ramos.

Leia mais:

Leia a matéria no Canaltech.