
Resumo
- Microsoft começou a remover mecanismos que permitiam instalar o Windows 11 com uma conta local, sem conexão à internet;
- Comandos como oobe\bypassnro e start ms-cxh:localonly, usados para criar contas locais, foram bloqueados a partir das compilações 26120.6772 e 26220.6772;
- A mudança deverá chegar às versões finais do Windows 11 nas próximas semanas.
Vai ficar mais difícil instalar o Windows 11 sem informar uma conta Microsoft durante o processo e, com efeito, sem uma conexão à internet. Ao anunciar a versão de teste mais recente do sistema operacional, a companhia revelou que está removendo mecanismos que permitem a sua instalação apenas com uma conta local.
Não chega a ser surpresa. Em 2024, o Windows 11 perdeu a opção que permitia instalar o sistema sem uma conta Microsoft. No entanto, usuários mais experientes ainda conseguiam fazer uma instalação com conta local por meio de comandos como oobebypassnro (que já vinha sendo restringido, na verdade) e start ms-cxh:localonly.
São justamente esses recursos que estão sendo bloqueados de modo definitivo, conforme revela a própria Microsoft (em tradução livre):
Estamos removendo mecanismos conhecidos para a criação de uma conta local na experiência de Configuração do Windows (OOBE).
Embora esses mecanismos fossem frequentemente usados para ignorar a configuração da conta da Microsoft, eles também ignoram inadvertidamente telas críticas de configuração, o que pode fazer com que os usuários saiam da OOBE com um dispositivo que não está totalmente configurado para uso.
Os usuários precisarão concluir a OOBE com internet e uma conta Microsoft para garantir que o computador esteja configurado corretamente.
O Windows Latest testou os comandos oobebypassnro e start ms-cxh:localonly e confirmou que esses recursos não funcionam mais nas versões do Windows 11 que introduzem a restrição.

Quando a mudança na instalação do Windows 11 começa?
No momento, a mudança vale para as compilações 26120.6772 e 26220.6772 do Windows 11 no canais Beta e Dev, respectivamente, do programa de testes Windows Insider.
Como a mudança chegou ao canal Beta, é pouco provável que a Microsoft desista de levar a restrição às versões finais do Windows 11. Isso deve ocorrer dentro de algumas semanas.
Para quem faz questão de instalar o Windows 11 usando uma conta local que não exige conexão à internet durante o procedimento, resta torcer para que alguém descubra uma nova forma de contornar a restrição.
Vai ficar ainda mais difícil instalar o Windows 11 sem uma conta Microsoft