
A mineradora Vale e a fabricante de locomotivas Wabtec Corporation anunciaram uma parceria inédita no Brasil em um movimento estratégico para descarbonizar o transporte de cargas. Juntas, as empresas vão estudar o desenvolvimento de um novo tipo motor de flex capaz de operar com diesel ou com uma mistura de diesel e etanol.
- Chevrolet joga no chão preços do Onix 2026 para enfrentar Volkswagen Polo Track
- Hyundai derruba preço do Creta 2026 e SUV sai mais em conta que Onix Plus
Os estudos iniciais devem ser conduzidos em laboratório com foco na avaliação do conceito e do seu desempenho; se tudo correr bem, os demais estudos e testes devem ser feitos até 2027 para a avaliação da possibilidade de uso da novidae a frota da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
“Iniciativas inovadoras como estas, para a adoção de combustíveis alternativos em nossas locomotivas, fazem parte do compromisso da Vale de acelerar a descarbonização de nossa malha ferroviária“, declarou Carlos Medeiros, vice-presidente de Operações da Vale.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Etanol na malha ferroviária
O novo acordo é uma das iniciativas conjuntas entre as companhias para acelerar o programa de descarbonização da malha da Vale. Segundo Medeiros, a malha ferroviária da empresa representou, sozinha, 14% das emissões de carbono.

É neste cenário que vem a parceria. “Pela primeira vez, a Wabtec utilizará o etanol como fonte de energia em uma locomotiva, um marco no setor ferroviário mundial”, acrescentou ele em comunicado.
Em março, a Vale e a Wabtec já haviam firmado um acordo para a compra de 50 locomotivas com o motor Evolution Series, que permite rodar com uma mistura que inclui até 25% de biodiesel no diesel. Nos próximos anos, as empresas realizarão testes contínuos para tentar aumentar ainda mais a presença dos combustíveis alternativos.
Leia também:
- Quanto custaria uma Yamaha RD 350 LC hoje, com a inflação?
- Novo Hyundai HB20 2027 é flagrado em testes no Brasil; veja o que muda
Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?
Leia a matéria no Canaltech.

