Drama italiano vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival Internacional de Veneza, Vermiglio – A Noia da Montanha chega nesta quinta-feira (10) aos cinemas brasileiros.
- Os 15 melhores filmes de drama disponíveis na Netflix
- Por que o cinema de terror clássico italiano se chama giallo?
Filmado na região-título, uma comuna italiana do norte do país, o longa-metragem é uma ficção histórica ambientada em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, em que uma família rural muito característica daquela época tem de lidar com dramas universais, revestidos de preconceitos e dúvidas que ressoam até os dias de hoje.
Filme traz drama familiar histórico
Escrito, coproduzido e dirigido por Maura Delpero (Maternal), Vermiglio conta a história dos Graziadei, uma família cuja tranquilidade é alterada quando o jovem soldado desertor Pietro chega à vila em que vivem.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Amigo de Attilio, parente dos Graziadei, Pietro busca refúgio na comunidade junto com o jovem, a quem salvou durante a guerra, e passa a viver no celeiro da família do professor Cesare Graziadei, que o acolhe como um herói.
É durante essa estadia que Pietro acaba envolvendo-se em um romance com a filha mais velha do clã. Lucia, uma jovem responsável, mas muito sonhadora, fica completamente apaixonada pelo forasteiro e passa a se encontrar com ele escondida, alimentando o sonho de um casamento.
Em meio a tudo isso, Cesare vê seus problemas com o filho mais velho crescerem cada vez mais, enquanto a filha do meio lida com desejos reprimidos e uma culpa cristã que a atormenta, e Adele, a matriarca da família, sofre para entender e cuidar de seu bebê recém-nascido.
Repleto de cenas que dizem muito mais pela emoção e pelo que não é dito, Vermiglio fez um tremendo sucesso na Itália, chegando a ganhar sete estatuetas do 70º David di Donatello – uma das celebrações mais importantes do cinema italiano –, e a ser escolhido o representante oficial do país no Oscar.

Além disso, o filme também foi reconhecido em diversas premiações mundo afora como o já citado Festival de Cinema de Veneza, o Festival Internacional de Cinema de Chicago e o Globo de Ouro, evento em que foi indicado à categoria de Melhor Filme em Língua não Inglesa.
Personagens se misturam às paisagens e tradições
Ambientado em paisagens gélidas e grandiosas, que contrastam com a intimidade desnuda da família, Vermiglio é uma obra que faz o público mergulhar no dia a dia aparentemente tranquilo, mas bastante sofrido de seus personagens.

Em cena, há atores como Giuseppe De Domenico, que dá vida ao soldado desertor Pietro; Martina Scrinzi, que faz a jovem sonhadora Lucia; o veterano Tommaso Ragno, que interpreta o professor da região e patriarca da família Graziadei; e a atriz italiana Sara Serraiocco, que vive o papel de Anna, uma garota rebelde que desafia as convenções sociais de seu tempo.
Segundo a diretora, a ideia do filme surgiu após a morte de seu pai, a fim de ajudar a garantir que as tradições nas quais ele cresceu não ficassem perdidas no tempo.
Para quem ficou curioso, Vermiglio – A Noiva da Montanha chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (10).
Leia também:
- 5 filmes essenciais do terror italiano que você precisa assistir
- Os 100 melhores filmes do século XXI, segundo o New York Times
- Oscar 2025: 8 indicados de destaque, incluindo os maiores rivais do Brasil
Leia a matéria no Canaltech.