
Resumo
- Visa relatou que transações fraudulentas são quase o dobro das genuínas, com valor médio de R$ 1,2 mil, ante os R$ 740 de compras reais.
- A empresa de serviços financeiros afirma que as principais táticas de criminosos incluem falsos testes de cartão e roubo de contas.
- Segundo o levantamento, 55% das fraudes vêm de dispositivos móveis.
O valor médio das tentativas de fraude no e-commerce brasileiro foi 60% maior que o de transações legítimas no primeiro semestre de 2024, segundo levantamento da Visa Acceptance Solutions. O estudo, feito pela área focada em soluções de pagamentos da multinacional, aponta ainda que 55% das fraudes partiram de dispositivos móveis.
Em um evento da empresa, Gustavo Carvalho, vice-presidente da Visa Added Services (VAS) no Brasil, detalhou os números. Segundo o executivo, o tíquete médio de uma transação fraudulenta foi de R$ 1,2 mil, enquanto o de uma compra genuína ficou em R$ 740. Além disso, 90% das contestações só acontecem 45 dias após a transação ocorrer.
O estudo também mapeou os estados que mais concentram o volume de golpes, com São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná liderando o ranking.
O aumento nos golpes ou tentativas de fraudes digitais no Brasil, fez com que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fechassem uma parceria no início deste ano.
Como os golpes acontecem?

Durante a apresentação, Carvalho explicou as duas principais táticas usadas pelos fraudadores atualmente. A primeira é o “teste de cartão”, onde criminosos realizam compras de baixo valor para verificar se os dados de um cartão roubado estão ativos antes de aplicar um golpe maior.
A segunda é o “roubo de contas”, no qual, por meio de engenharia social, o golpista assume o controle da conta de um usuário em uma loja online para utilizar os dados de pagamento salvos.
O executivo destacou que a recomendação, hoje, é que as empresas adotem um modelo de zero trust, ou seja, em que nem mesmo o cliente é confiável. Segundo ele, o perímetro de segurança das empresas se expandiu para além dos escritórios, já que atualmente os acessos acontecem de qualquer lugar, principalmente via celular.
IA no combate às fraudes

Entre as camadas de verificação, a Visa aposta em inteligência artificial e aprendizado de máquina para combater as ameaças. A empresa afirma ter investido globalmente mais de US$ 11 bilhões em tecnologia e segurança nos últimos cinco anos, o que permitiu o bloqueio de US$ 40 bilhões em fraudes em 2023.
Contudo, Carvalho alertou que os fraudadores também estão se sofisticando com o uso de IA. Um exemplo é a criação de “dados sintéticos”, em que informações reais de vítimas são combinadas com dados falsos gerados por IA para burlar sistemas de verificação.
O executivo também citou o uso crescente de deep fakes em vídeos para promover produtos e serviços falsos, usando imagem de celebridades. “O próximo passo são ataques por imersão personalizada, por exemplo, com pessoas que fazem parte da sua rede de contato”, afirmou Carvalho.
No fim de setembro, a União Europeia cobrou Apple, Google e Microsoft sobre a proliferação de fraudes financeiras no ecossistema digital, incluindo anúncios falsos. De acordo com o bloco, as ações criminosas já causaram prejuízos de mais de 4 bilhões de euros.
Com informações de Mobile Time e Visa
Visa diz que transações falsas são quase o dobro das genuínas