
Embora seja difícil imaginar um visual diferente para Lara Croft, que conquistou o público gamer com a franquia Tomb Raider, houve um tempo em que o design da personagem poderia ter sido completamente distinto daquele pela qual a conhecemos hoje em dia.
- Tomb Raider: Legacy of Atlantis é um remake ou reimaginação? Estúdio explica
- Tomb Raider: Amazon revela 1ª imagem de Sophie Turner como Lara Croft
O assunto ressurgiu depois que o usuário @tadashidaiba compartilhou no BlueSky uma imagem escaneada da revista Saturn Fan, que mostra um esboço de Croft quando tudo ainda era mato, lá na década de 1990.
O que mais chamou a atenção no visual é a semelhança do traço da personagem com estilos usados em outras franquias famosas, como Final Fantasy VII e Street Fighter. A renderização 3D, por outro lado, traz um design curioso que parece ter saído de algum vídeo de terror amador.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Veja a seguir o esboço de Lara Croft antes da fama:

Para agradar o público japonês
Este esboço de Lara Croft para Tomb Raider não foi exatamente uma ideia dos desenvolvedores originais da personagem. Segundo o cocriador Paul Douglas, o visual tinha sido criado para atrair o público japonês no final da década de 1990, período em que o primeiro game da franquia foi lançado.
“Bem no final do desenvolvimento de Tomb Raider 1, a Victor [distribuidora da Core no Japão] decidiu que nosso design de personagem ocidental não seria bem-recebido lá. Então, eles nos enviaram por fax alguns designs próprios, que não implementamos”, Douglas explicou em uma publicação no X (antigo Twitter) em 2021.
Quite late in TR1 development, Victor (Core’s publisher in Japan) decided our western character design wouldn’t go down well there. So they faxed over some of their own designs – that we didn’t implement.
This drawing from the Japanese manual is *perhaps* all that remains…
— Paul Douglas (@cnhyv) February 18, 2021
Já no BlueSky, o cocriador comentou também que seu parceiro de desenvolvimento Toby Gard “realmente não queria alterar [o visual] de Lara”. Logo, a equipe encontrou um meio-termo, mudando apenas os manuais e os guias do jogo, sem mexer no traço escolhido inicialmente para a arqueóloga.
Apesar de não existirem indícios do que foi feito com as ilustrações e renderizações japonesas, sabe-se que o design “esquecido” foi creditado a dois desenvolvedores gráficos, Takanori Wada e Hiromasa Ohta.
Leia também:
- Tomb Raider: Legacy of Atlantis: remake do 1° jogo de Lara Croft chega em 2026
- Série de Tomb Raider quer “reinventar a franquia” e se conectar com os jogos
- Atores da série de Tomb Raider: de onde conhecemos cada um deles?
Leia a matéria no Canaltech.

