Você não terá mais novidades do Office no Windows 10 em breve; entenda

Tecnologia

A Microsoft anunciou que vai deixar de liberar novos recursos aos aplicativos do Microsoft 365 (antigo Office) para usuários do Windows 10 em agosto de 2026. A empresa manterá as atualizações de segurança até outubro de 2028; porém, não aplicará novas ferramentas ao programa.

A medida, que começa a valer no dia 10 de agosto do próximo ano, será válida para usuários dos planos Personal, Family e para a assinatura corporativa.

Os prazos para cada plano são:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Personal e Family: 10 de agosto de 2026;
  • Plano empresarial mensal: 13 de outubro de 2026;
  • Plano empresarial semestreal: 12 de janeiro de 2027. 

Até o início das mudanças, os dispositivos com Microsoft 365 no Windows 10 continuarão a receber atualizações de recursos.

Fim do suporte ao Windows 10

A nova medida anunciada pela Microsoft acompanha o fim do suporte ao Windows 10, previsto ainda para este ano. O sistema deixará de receber atualizações como correções de bugs, ajustes de segurança e novas ferramentas a partir de 14 de outubro.

Com o fim do suporte oficial, a experiência geral no dispositivo pode ser afetada, com travamentos, ausência de novos recursos e maior exposição a possíveis malwares.

O PC vai parar de funcionar sem o suporte ao Windows 10?

Não. Mas sem o suporte, o dispositivo pode ficar vulnerável a riscos de segurança, além de não contar com correções de bugs, ficando suscetível a travamentos.

Os aplicativos enfrentam os mesmos riscos de segurança que o sistema operacional: ainda podem ser utilizados, mas ficam vulneráveis a vírus e outras ameaças.

Mesmo que alguns desenvolvedores lancem atualizações, a fragilidade do sistema compromete a proteção dos apps instalados.

Tem como atualizar o Windows 10 depois do prazo?

Sim. Há uma exceção que permite manter o suporte ao Windows 10: a Microsoft oferece as Atualizações de Segurança Estendidas (ESU), que garantem correções críticas por mais um ano após o fim oficial do suporte.

Veja as formas de acesso:

  • Assinatura paga: US$ 30 (cerca de R$ 170 na cotação atual);
  • Resgate com pontos: 1.000 pontos do programa Microsoft Rewards;
  • Gratuitamente: para usuários que ativarem o backup do sistema na nuvem via OneDrive.

Leia mais:

VÍDEO: iPhone 16e: por que TANTO ódio?

Leia a matéria no Canaltech.