Volkswagen prepara picape que vai substituir a Saveiro no Brasil

Tecnologia

Tarok? Que nada! Parece que a futura picape intermediária da Volkswagen, que vem para substituir a Saveiro, vai se chamar Tukan, segundo o portal Mobiauto. O novo modelo tem estreia prevista para 2026 e vai ser fabricado em São José dos Pinhais (PR), o lar dos já consagrados T-Cross e Virtus.

O projeto deve ser desenvolvido sobre a moderna plataforma MQB Hybrid, a versão mais moderna da MQB-A1 — a diferença aqui é que o componente foi projetado para receber sistemas eletrificados. Também é possível que a nova picape receba a MB-A0. 

A escolha se deve ao sistema híbrido eTSI, que deve estrear na nova picape da montadora alemã combinando motor a combustão e eletrificação leve. Por isso, o conjunto vai ser desenvolvido com o novo 1.5 eTSI Evo2 flex como base, que promete entregar 150 cv e 250 Nm


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Eficiência e muita tecnologia

Apesar da modernidade, a Volkswagen não abriu mão da resistência em sua picape. A suspensão traseira deve adotar o sistema de eixo rígido com molas semielípticas, solução que oferece robustez mesmo no uso com carga e em terrenos mais acidentados. 

A nova picape não deve se chamar Tarok, mas sim Tukan (Volkswagen/Divulgação)

Para as versões de entrada, a marca deve manter o motor 1.6 aspirado de 116 cv, visando competitividade de preço, enquanto as opções intermediárias podem trazer o bom e velho 1.4 turboflex de 150 cv.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.