Volkswagen Tera: 3 motivos para comprar e 2 para deixar o SUV na loja

Tecnologia

O Volkswagen Tera vem causando furor no mercado brasileiro. Desde que foi anunciado pela marca como “herdeiro do Gol”, o SUV compacto se transformou em um verdadeiro fenômeno, capaz de receber 12 mil pedidos em menos de 1 hora após o anúncio das vendas.

Depois de passar um tempo de posse da versão topo de linha do carro, o Tera Highline Outfit The Town Edition, a reportagem do CT Auto elaborou um review completo e, de quebra, preparou uma listinha especial.

Separamos 3 ótimos motivos para você comprar o Volkswagen Tera e outros 2 que podem te fazer repensar o investimento de quase R$ 150 mil na versão topo de linha e, ao invés de levá-lo para sua garagem, deixar o SUV na loja.


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Confira o que há de melhor e o que pode evoluir no novo fenômeno do mercado brasileiro.

Tera The Town Edition é versão topo de linha do SUV da Volkswagen (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Volkswagen Tera: 3 motivos para comprar

Vamos abrir nossa lista com o lado positivo da experiência a bordo da versão topo de linha do SUV de entrada da Volkswagen. Confira, então, 3 motivos para comprar o Tera High Outfit The Town Edition.

3. Design

Diversas pesquisas já comprovaram que o brasileiro dificilmente compra um carro se ele não for bonito. E o Volkswagen Tera, com todo o respeito aos “feinhos”, é um SUV extremamente atraente.

Design do Tera é um dos pontos fortes do SUV da Volkswagen (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

O SUV compacto tem linhas agressivas e modernas, em um conceito superior ao mostrado pelo “irmão” T-Cross e até pelo Nivus, com o qual até tem certas semelhanças.

2. Pacote tecnológico

O pacote tecnológico do Volkswagen Tera — pelo menos da versão topo de linha, como a testada pelo CT Auto, é excelente. Um dos únicos “senões” fica em relação a ausência de uma porta USB tradicional, ainda desejada por quem não dispensa as músicas guardadas em um bom e velho pendrive.

Painel digital que muda ao toque de um botão e central multimídia com apps nativos: pontos positivos no Tera (Imagens: Paulo Amaral/Canatech)

A central multimídia VW Play é bastante intuitiva, tem pareamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e também oferece apps instalados na própria tela, como Waze e Spotify. O painel de instrumentos é digital, e muda de estilo ao simples toque de um botão no volante.

1. Dirigibilidade

O Tera High é um SUV compacto, mas poderia muito bem ser considerado um hatch, de tão firme que é sua “tocada”. As respostas rápidas e precisas ao volante remetem às experiências que todos que já dirigiram um Volkswagen “raiz” (como o Gol), conhecem bem e são admiradores.

Tera é um SUV, mas tem dirigibilidade de hatch, tamanha a segurança e equilíbrio da tocada (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech)

A eficiência do motor 1.0 170 TSI ficou clara no consumo de combustível. Durante os testes do CT Auto, ele ficou em 9,4 km/l no etanol — melhor que o índice oficial do Inmetro, que é de 8,6 km/l.

VolkswagenTera: 2 motivos para deixar na loja

Como tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, o Volkswagen Tera também carece de alguns ajustes para, quem sabe, se tornar um carro ainda mais interessante do que já é atualmente. Confira 2 motivos que podem fazer o cliente deixar o SUV na loja.

2. Desempenho

Embora o motor 170 TSI, de 116 cv de potência e 16,8 kgf/m de torque seja excelente no que diz respeito à economia, ele acabou deixando a desejar no “casamento” com o Tera quando o assunto em pauta foi o desempenho.

O fato de ter priorizado o baixo consumo fez a Volkswagen ajustar o conjunto mecânico para entregar trocas mais rápidas de marcha e rotações mais baixas. Assim, para ter uma pegada mais “nervosa”, é preciso chegar próximo aos 3 mil giros, ponto que faz o Tera passar a impressão de ser menos potente do que realmente é.

Motor 1.0 TSI 170 prioriza economia e “demora” para embalar o Tera (Imagens: Paulo Amaral/Canaltech_

1. Preço

Outro ponto que pode fazer o cliente desistir da compra e, assim, deixar o Tera High Outfit The Town na loja é o preço. A versão completinha, com todos os acessórios, custa, em agosto de 2025, R$ 146.990,00.

Por esse preço, o consumidor pode se sentir tentado a olhar para opções de marcas rivais que já contam com motorização híbrida, como é o caso do Fiat Pulse, ou que entregam um pouco mais de potência e desempenho, como o Renault Kardian. De qualquer forma, vale lembrar que o portfólio do Tera tem versões mais baratas, a partir de R$ R$ 105.890,00.

Volkswagen Tera (Review)
Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Volkswagen Tera (Review)
Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Volkswagen Tera (Review)
Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
Volkswagen Tera (Review)
Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)
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Volkswagen Tera (Review) (Paulo Amaral/Canaltech)

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