O Volkswagen Tera vem causando furor no mercado brasileiro. Desde que foi anunciado pela marca como “herdeiro do Gol”, o SUV compacto se transformou em um verdadeiro fenômeno, capaz de receber 12 mil pedidos em menos de 1 hora após o anúncio das vendas.
- Programa Carro Sustentável “atrasou” fenômeno Tera; entenda
- 5 motivos para explicar porque o Tera será um ícone da Volkswagen
Depois de passar um tempo de posse da versão topo de linha do carro, o Tera Highline Outfit The Town Edition, a reportagem do CT Auto elaborou um review completo e, de quebra, preparou uma listinha especial.
Separamos 3 ótimos motivos para você comprar o Volkswagen Tera e outros 2 que podem te fazer repensar o investimento de quase R$ 150 mil na versão topo de linha e, ao invés de levá-lo para sua garagem, deixar o SUV na loja.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira o que há de melhor e o que pode evoluir no novo fenômeno do mercado brasileiro.

Volkswagen Tera: 3 motivos para comprar
Vamos abrir nossa lista com o lado positivo da experiência a bordo da versão topo de linha do SUV de entrada da Volkswagen. Confira, então, 3 motivos para comprar o Tera High Outfit The Town Edition.
3. Design
Diversas pesquisas já comprovaram que o brasileiro dificilmente compra um carro se ele não for bonito. E o Volkswagen Tera, com todo o respeito aos “feinhos”, é um SUV extremamente atraente.

O SUV compacto tem linhas agressivas e modernas, em um conceito superior ao mostrado pelo “irmão” T-Cross e até pelo Nivus, com o qual até tem certas semelhanças.
2. Pacote tecnológico
O pacote tecnológico do Volkswagen Tera — pelo menos da versão topo de linha, como a testada pelo CT Auto, é excelente. Um dos únicos “senões” fica em relação a ausência de uma porta USB tradicional, ainda desejada por quem não dispensa as músicas guardadas em um bom e velho pendrive.

A central multimídia VW Play é bastante intuitiva, tem pareamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e também oferece apps instalados na própria tela, como Waze e Spotify. O painel de instrumentos é digital, e muda de estilo ao simples toque de um botão no volante.
1. Dirigibilidade
O Tera High é um SUV compacto, mas poderia muito bem ser considerado um hatch, de tão firme que é sua “tocada”. As respostas rápidas e precisas ao volante remetem às experiências que todos que já dirigiram um Volkswagen “raiz” (como o Gol), conhecem bem e são admiradores.

A eficiência do motor 1.0 170 TSI ficou clara no consumo de combustível. Durante os testes do CT Auto, ele ficou em 9,4 km/l no etanol — melhor que o índice oficial do Inmetro, que é de 8,6 km/l.
VolkswagenTera: 2 motivos para deixar na loja
Como tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, o Volkswagen Tera também carece de alguns ajustes para, quem sabe, se tornar um carro ainda mais interessante do que já é atualmente. Confira 2 motivos que podem fazer o cliente deixar o SUV na loja.
2. Desempenho
Embora o motor 170 TSI, de 116 cv de potência e 16,8 kgf/m de torque seja excelente no que diz respeito à economia, ele acabou deixando a desejar no “casamento” com o Tera quando o assunto em pauta foi o desempenho.
O fato de ter priorizado o baixo consumo fez a Volkswagen ajustar o conjunto mecânico para entregar trocas mais rápidas de marcha e rotações mais baixas. Assim, para ter uma pegada mais “nervosa”, é preciso chegar próximo aos 3 mil giros, ponto que faz o Tera passar a impressão de ser menos potente do que realmente é.

1. Preço
Outro ponto que pode fazer o cliente desistir da compra e, assim, deixar o Tera High Outfit The Town na loja é o preço. A versão completinha, com todos os acessórios, custa, em agosto de 2025, R$ 146.990,00.
Por esse preço, o consumidor pode se sentir tentado a olhar para opções de marcas rivais que já contam com motorização híbrida, como é o caso do Fiat Pulse, ou que entregam um pouco mais de potência e desempenho, como o Renault Kardian. De qualquer forma, vale lembrar que o portfólio do Tera tem versões mais baratas, a partir de R$ R$ 105.890,00.








































Leia também:
- É falso que a Chevrolet vai lançar o novo Celta no Brasil por R$ 50 mil
- BYD dá “um Dolphin Mini” de desconto para desencalhar SUV esquecido
Vídeo: Peugeot 2008 é um SUV surpreendente; saiba mais
Leia a matéria no Canaltech.