
Confirmado para o mercado brasileiro em 2026, o Volkswagen Tiguan voltará ao país com o status de ser um carro “nota 10” em segurança. Pelo menos na visão do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP).
- Como são os testes de segurança de carros do LatinNCap?
- O que é crash test de um carro e como funciona?
O órgão fiscalizador divulgou nesta semana os resultados dos testes com o SUV da marca alemã, que sai de fábrica com 6 airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e tecnologias ADAS de série. E eles foram os melhores possíveis.
O Volkswagen Tiguan recebeu 5 estrelas, nota máxima atribuída pelo órgão, após ter sido avaliado em uma série de quesitos, tais como: impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, ESC, frenagem autônoma de emergência (AEB) para usuários vulneráveis das vias (VRU), AEB cidade, AEB interurbano, sistema de assistência à velocidade (SAS), sistema de assistência à faixa (LSS) e detecção de Ponto Cego (BSD).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo o Latin NCAP, o Tiguan apresentou excelente desempenho e, por isso, ganhou as seguintes notas: 85,79% em Ocupante Adulto, 80,96% em Ocupante Infantil, 79,69% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 92,15% em Assistência à Segurança.
Como é o novo Tiguan que vem ao Brasil?
O novo Tiguan cresceu 8 cm no comprimento em comparação com seu antecessor, e agora chega a 4,79 m. Com 1,85 de largura, 1,66 m de altura e 2,79 m de distância entre os eixos, o modelo reforça a sensação de grande porte.
Já a cabine do SUV acompanha a identidade visual dos veículos mais recentes da marca. O interior traz central multimídia flutuante de 13” compatível Android Auto e Apple CarPlay, e um painel de instrumentos totalmente digital. O acabamento mistura couro e tecido texturizado.
No México, os preços das versões 1.4 turbo variam de 599.990 pesos (cerca de R$ 169.932,00) a 771.990 pesos (aproximadamente R$ 218.647,00) na configuração R-Line.

Ainda não há qualquer indício de quanto o Volkswagen Tiguan 2026 custará no mercado brasileiro, tampouco uma data definida para sua volta ao país.
Leia também:
- Jeep derruba preços e traz descontos gigantes no Renegade, Compass e Commander
- Quais estados terão isenção total de IPVA para carros elétricos e híbridos?
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
* Com a colaboração de Danielle Cassita
Leia a matéria no Canaltech.

