A plataforma de jogos independentes Itch.io iniciou a reindexação de seus conteúdos adultos (NSFW) gratuitos. A medida foi tomada após a loja remover todos esses jogos dos resultados de busca, navegação e recomendações por pressão de processadores de pagamento.
- Como ocultar jogos para seus amigos não verem no Steam?
- Famílias Steam: como configurar o compartilhamento de biblioteca no sistema
A polêmica envolvendo a retirada de jogos adultos de plataformas de games começou logo após o grupo antipornografia australiano Collective Shout enviar uma carta aberta a diversos processadores de pagamento, como PayPal, Visa e Mastercard. A carta abordava a presença de jogos com violência sexual contra mulheres em diversas plataformas, incluindo Itch.io e Steam.
A loja virtual da Valve optou por remover dezenas de jogos que violavam as diretrizes dos meios de pagamento e adicionou uma nova regra para a publicação de títulos no Steam, a fim de contornar a situação. Já a Itch.io parece estar tomando outras medidas para manter a parceria com os processadores e, ao mesmo tempo, dar suporte aos desenvolvedores que publicam conteúdo adulto.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo o comunicado, a plataforma segue discutindo soluções com os processadores de pagamento enquanto reintroduz o conteúdo pago lentamente, “para garantir que possamos apoiar com confiança a mais ampla gama de criadores a longo prazo”. Títulos NSFW gratuitos já retornaram à loja. A Itch.io também disponibilizou uma opção que permite aos jogos pagos se tornarem gratuitos para serem indexados à plataforma novamente.

Outra medida que a empresa está adotando é um novo sistema de aviso de conteúdo para títulos marcados como NSFW. Para terem seus jogos indexados no Itch.io, todos os desenvolvedores serão obrigados a ativar essa opção de aviso.
“Este recurso ainda não está pronto, mas publicaremos uma atualização quando estiver. Se sua página foi indexada anteriormente, você terá um prazo para cumprir este requisito para evitar que ela entre e saia da indexação”, explicou a plataforma em comunicado.
Um dos processadores com os quais a Itch.io está conversando é a Stripe, empresa de pagamentos parceira da plataforma desde o seu início. Em comunicado, a plataforma relatou a conversa: “Conversamos com a Stripe ontem (31) sobre suas políticas de conteúdo. Eles confirmaram que não poderão dar suporte a conteúdo adulto que se enquadre na seguinte definição: ‘conteúdo desenvolvido para gratificação sexual’.”
Pagamentos via Stripe foram desativados em páginas identificadas como NSFW na semana passada. O processador de pagamento informou que, “atualmente, a Stripe não pode dar suporte a conteúdo sexualmente explícito devido a restrições impostas por seus parceiros bancários, apesar de as redes de cartão geralmente apoiarem conteúdo adulto (com os registros apropriados). A Stripe indicou que espera poder dar suporte a conteúdo adulto no futuro”

Agora, com uma definição mais clara do processador de pagamento, a plataforma de jogos indie analisará a viabilidade de pagamentos via Stripe em conteúdos adultos. A Itch.io informou que segue em negociação com outros meios de pagamento.
Jogadores se revoltam contra meios de pagamento
Toda essa polêmica envolvendo a remoção de jogos com conteúdos adultos decplataformas digitais gerou uma grande revolta em jogadores, que falaram em censura e até processos contra os meios de pagamento.
Leia também no Canaltech:
- Jogadores iniciam movimento no Steam contra jogos feitos por IA
- Review Steam Deck | PC e console portátil num só aparelho
- Chega de lerdeza: Steam vai melhorar player de vídeo depois de 15 anos
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Leia a matéria no Canaltech.