
O WhatsApp começou a liberar uma atualização que introduz uma seção de “Buscas Recentes” diretamente na aba de Conversas, agilizando o acesso a contatos e grupos frequentemente pesquisados. A informação é do WABetaInfo, que encontrou o recurso na versão 2.26.3.80 do aplicativo no Android.
- WhatsApp deve ganhar plano pago para remover anúncios no aplicativo
- Cade x WhatsApp: justiça suspende medida preventiva sobre uso de IA no app
A novidade funciona como um cache de memória para a barra de pesquisa. Quando o usuário busca por um contato, grupo ou comunidade, o aplicativo armazena essa ação localmente.
Ao tocar na lupa novamente em um momento posterior, esses resultados aparecem automaticamente no topo, eliminando a necessidade de digitar o nome novamente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Esse comportamento é similar ao que já ocorre na aba de “Atualizações” (antigo Status), que exibe histórico de canais e status buscados. Agora, a Meta expande essa funcionalidade para a área mais utilizada do app: as conversas diretas.

Privacidade e controle do usuário
O histórico de buscas é armazenado exclusivamente no dispositivo do usuário e não é enviado aos servidores do WhatsApp. Isso significa que a empresa não tem acesso a quem você está pesquisando com frequência.
Além disso, a lista de buscas recentes não é sincronizada entre aparelhos conectados. Se você realizar uma pesquisa no seu celular, ela não aparecerá no histórico do WhatsApp Web ou Desktop, e vice-versa.
O usuário também mantém controle total sobre a ferramenta, e pode apagar itens individuais ou limpar todo o histórico de buscas a qualquer momento para que eles não fiquem fixados no topo.
Disponibilidade
O recurso de buscas recentes está disponível para alguns usuários do Android que instalaram a atualização 2.26.3.80.
Inicialmente, a função apareceu para testadores beta, mas agora avança para a versão “release candidate”, indicando que deve chegar para o público geral nas próximas semanas.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre a chegada deste recurso específico para a versão de iOS (iPhone) nesta mesma janela de atualização.
Leia mais:
- Meta AI do WhatsApp terá modo de ‘pensamento’
- Google Fotos ganha recurso que permite criar memes de si mesmo, mas tem um porém
- Snapchat entra na trend e revive filtros de 2016
Ouça o Podcast Canaltech:
Leia a matéria no Canaltech.

