
Resumo
- WhatsApp introduziu Configurações Rigorosas da Conta para aumentar segurança contra hackers;
- Funções como acesso a anexos de números desconhecidos e pré-visualização de links são desativadas por padrão; chamadas de números desconhecidos são silenciadas automaticamente;
- Ativação da novidade é recomendada somente para usuários com maior risco de ataques cibernéticos.
Quem está sob risco iminente de ter contas em serviços online atacadas costuma usar plataformas de mensagens mais focadas em privacidade, como o Signal. Mas, para muitas dessas pessoas, é inviável abrir mão do WhatsApp. A boa notícia é que o mensageiro agora conta com recursos mais avançados de segurança.
São as Strict Account Settings ou, em português, Configurações Rigorosas da Conta. A própria Meta enfatiza que a novidade é uma camada adicional de proteção contra hackers.
Como isso funciona? Ativando configurações que bloqueiam ou restringem funcionalidades que, de alguma forma, podem ser exploradas para captura de dados ou invasão, mesmo quando a possibilidade de isso acontecer é pequena.
A verificação em duas etapas passa a ser obrigatória, bem como as notificações de segurança. Por outro lado, o acesso a anexos e arquivos de mídia (como fotos) fica desativado quando oriundos de números desconhecidos. A pré-visualização de links também é desativada por padrão.
Chamadas de números desconhecidos são silenciadas automaticamente. Quando uma chamada é feita, mesmo que para um número conhecido, seu endereço IP é ocultado.
Foto de perfil e avisos de visualização de mensagens são mostrados apenas para números em sua lista de contatos ou para pessoas selecionadas. Por fim, somente essas pessoas podem adicionar você em grupos.
Como ativar as Configurações Rigorosas da Conta no WhatsApp?
É fácil:
- no WhatsApp para Android ou iOS, vá em Configurações / Privacidade / Configurações Avançadas (pode ser necessário rolar a tela);
- toque na opção que ativa as configurações avançadas;
- vá em Mostrar configurações bloqueadas se quiser visualizar tudo o que foi restringido.

Se o novo modo de segurança ainda não apareceu para você, basta aguardar. A liberação da novidade está sendo feita em escala global, mas de modo gradativo.
Note que a ativação do novo modo de segurança não é recomendada para todo mundo. A Meta enfatiza que o recurso foi desenvolvido para usuários com mais chances de serem alvos de ataques cibernéticos, como jornalistas e figuras públicas. Para quem tem cônjuge ciumento também, imagino.
Falando em novos recursos, vale destacar que o WhatsApp também pode ter versões pagas neste ano, que adicionam, principalmente, recursos de IA à conta do assinante.

