
Resumo
- Em aviso a empresas, Meta confirma que está desenvolvendo função de nome de usuário para o WhatsApp;
- Empresas e pessoas físicas poderão usar nomes de usuário como alternativa ao número de telefone, melhorando a privacidade;
- A expectativa é a de que o novo recurso seja liberado até o segundo semestre de 2026.
Já faz algum tempo que a Meta vem trabalhando em uma atualização que fará o WhatsApp suportar nomes de usuário como alternativa à identificação por número de telefone. Quando? Ainda não está claro, mas não deve demorar. A companhia passou a avisar empresas de que os nomes de usuário estão a caminho.
O aviso começou a ser emitido por e-mail. Na mensagem, a Meta dá a entender que tanto pessoas físicas quanto organizações poderão exibir seus nomes de usuário nas interações via WhatsApp, sem necessidade de ter que divulgar um número de telefone para esse fim.
Isso significa que, se você estiver conversando com o serviço de atendimento de uma empresa e ambas as partes estiverem usando um nome de usuário, um lado não precisará saber o número de telefone do outro, o que contribui para o aspecto da privacidade.
No caso de empresas, o nome de usuário também poderá ajudar a prevenir fraudes baseadas em números de telefone que se passam pela companhia no WhatsApp. Para tanto, os nomes de usuários corporativos poderão exibir o selo de verificação que já é oferecido pela Meta.

Quando os nomes de usuário finalmente chegarão ao WhatsApp?
Como já informado, ainda não há data definida para isso. Mas a expectativa é a de que os nomes de usuário comecem a funcionar no WhatsApp até o segundo semestre de 2026. Isso porque a Meta avisou as empresas que usam o WhatsApp Business de que elas têm até junho de 2026 para atualizar os seus sistemas de modo a torná-los compatíveis com a nova abordagem em seu lançamento.
Isso se houver interesse pelo uso de nome de usuário, pois esse recurso será opcional.
Antes do lançamento oficial da novidade, o WhatsApp deverá permitir que o usuário reserve o nome de seu interesse. Mas os nomes do WhatsApp terão que seguir algumas regras, como ter pelo menos uma letra, não terminar como um domínio (como “.com”) e ter entre três e 30 caracteres.
Vale destacar que serviços de mensagens como Telegram e Signal já suportam nomes de usuário, e há bastante tempo.
Com informações de WABetaInfo
WhatsApp: Meta confirma que nomes de usuário estão a caminho

