
Resumo
- O WhatsApp está desenvolvendo uma opção de senha alfanumérica como terceira camada de segurança, além do PIN e da autenticação de dois fatores.
- A senha alfanumérica terá entre seis e 20 caracteres, exigindo pelo menos uma letra e um número, para dificultar invasões.
- A funcionalidade é opcional e ainda está em desenvolvimento, sem data oficial de lançamento.
O WhatsApp começou a desenvolver uma opção que permite aos usuários protegerem o acesso ao app com uma senha personalizada. O recurso, descoberto na versão beta 2.26.7.8 para Android, deve complementar o código de verificação por SMS e a atual verificação em duas etapas. Será, portanto, uma terceira camada de defesa.
Segundo o site especializado WABetaInfo, que teve acesso às telas de configuração da ferramenta, a nova senha se diferencia do atual PIN por permitir caracteres alfanuméricos. O usuário poderá criar uma combinação contendo entre seis e 20 caracteres, com pelo menos uma letra e um número.

WhatsApp quer dificultar invasões
A ideia é que a introdução das senhas alfanuméricas dificulte a dinâmica de login para invasores. Atualmente, se um criminoso consegue interceptar o SMS de verificação (através de técnicas como SIM swap) e o usuário não possui o PIN de duas etapas ativado, a conta pode ser invadida com certa facilidade.
Com a atualização, o fluxo de segurança passa primeiro pelo código de seis dígitos enviado por mensagem e, em seguida, se o usuário tiver configurado a nova proteção, o aplicativo exigirá essa senha alfanumérica. Caso a verificação em duas etapas também esteja ativa, o invasor teria que passar por três barreiras consecutivas: o SMS, o PIN numérico e, finalmente, a nova senha da conta.
Vou poder acessar o app com email e senha?
Não há expectativa de que o WhatsApp aproveite a possibilidade de vincular emails, introduzida em 2023, para permitir o login via email e senha. A nova funcionalidade servirá exclusivamente como uma alternativa para a autenticação do acesso.
Além disso, a implementação da senha será totalmente opcional. As capturas de tela do desenvolvimento da ferramenta mostram que o usuário terá liberdade para ativar, alterar ou remover essa proteção a qualquer momento nas configurações do app.
Apesar da descoberta, o recurso ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. Segundo o WABetaInfo, ele não está disponível nem mesmo para os testadores da versão beta pública. O WhatsApp também não divulgou uma data oficial para o lançamento global da funcionalidade.
WhatsApp prepara opção de proteger contas com senha alfanumérica

