
Resumo
- WhatsApp testa função que permite notificar todos os participantes de um grupo, mesmo os silenciados, por meio da menção “@todos”.
- A funcionalidade foi identificada nas versões beta para iPhone e Android, podendo ser utilizada por qualquer membro de grupos.
- Similar a um recurso disponível no Facebook, a novidade ainda não tem data oficial para chegar e pode trazer ajustes no lançamento.
Lá vem mais uma funcionalidade direto do Facebook. Desta vez, o WhatsApp testa uma opção de mencionar todos os participantes de um chat de uma só vez, garantindo que a notificação seja enviada para todos, independentemente das configurações individuais de silenciamento.
A novidade foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo, que encontrou a função em desenvolvimento nas versões beta mais recentes do app para Android (2.25.26.3) e iPhone (25.26.10.70).
O recurso deve dar mais poder de alcance às mensagens em grupo e pode facilitar a comunicação de avisos importantes. Entretanto, também pode acabar com a paz de quem costuma silenciar as conversas.
Como funciona?
O funcionamento da nova ferramenta é simples. Ao digitar o símbolo “@” na caixa de texto de um grupo, o WhatsApp exibirá, além da lista de contatos, uma nova opção chamada “todos”, como na imagem abaixo. Ao selecioná-la, a mensagem enviada acionará uma notificação no celular de todos os integrantes da conversa.

O diferencial é que essa notificação “fura” o modo silencioso. Atualmente, um usuário só é notificado em um grupo silenciado se for mencionado diretamente. Com a nova função, qualquer mensagem que use a menção geral chegará a todos, tornando-se um meio eficaz para comunicados urgentes e emergências.
Conforme observado pelos testadores, a princípio, tanto administradores quanto membros comuns do grupo poderão usar o recurso. No entanto, o WABetaInfo ressalta que o WhatsApp ainda pode ajustar as regras antes da implementação oficial, incluindo a possibilidade de limitar a função apenas aos administradores.
Ainda não há previsão de quando o recurso será liberado para o público geral, mas a presença nas versões de teste de ambos os sistemas operacionais indica que o desenvolvimento já está em um estágio avançado.
Reciclagem do Facebook?

A adaptação de funcionalidades entre as plataformas da Meta está longe de ser uma novidade — como os stories, chatbots de IA e com os canais, parecidos com as páginas da rede social original do Mark Zuckerberg. A marcação de todos também segue o recurso idêntico disponível no Facebook, que tem uma estrutura bem definida de uso, incluindo quem pode usar e com qual frequência.
Por lá, grupos pequenos permitem que qualquer membro, além de administradores e moderação, possam utilizá-la. Grupos grandes, com cerca de 200 mil membros, não têm acesso à funcionalidade. Outra possibilidade, que pode eventualmente se repetir na versão do WhatsApp no lançamento oficial, é a de desativar a marcação através das configurações de notificações.
WhatsApp testa função que notifica até quem silenciou o grupo