WhatsApp vai parar de funcionar no Windows 10? Entenda a situação

Tecnologia

A Microsoft encerrou o suporte oficial ao Windows 10 na última terça-feira (14), mas isso não significa que o sistema parou de funcionar. Alguns aplicativos de terceiros ainda devem funcionar por mais tempo após o fim da cobertura, como é o caso do WhatsApp para desktop.

O Canaltech tira as seguintes dúvidas:

  • O WhatsApp roda a partir de qual versão do Windows?
  • O mensageiro ainda funciona no Windows 10?
  • O que significa o fim do suporte da Microsoft?

O WhatsApp roda a partir de qual versão do Windows?

De acordo com a página de suporte do mensageiro, o app está disponível para o Windows 10 de 64 bits a partir da versão 1903, lançada em 2019. No caso de computadores desatualizados, a alternativa é usar o WhatsApp Web (desde que o navegador ainda rode no sistema operacional antigo).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O mensageiro ainda funciona no Windows 10?

Sim, o WhatsApp funciona normalmente no Windows 10 mesmo após o fim de suporte oficial da Microsoft.

Procurada pelo Canaltech, a Meta informou que “por enquanto” o WhatsApp continua rodando no sistema, mas “futuramente pode ser que o usuário não possa ter mais acesso às novas funcionalidades e atualizações do app”.

Ainda não há uma previsão de quando o aplicativo se tornará incompatível com o Windows 10, mas a mudança será relatada na página de suporte da empresa. A recomendação é de atualizar para um sistema mais recente a médio ou longo prazo.

O que significa o fim do suporte da Microsoft?

A MS deixou de publicar atualizações e correções de segurança para o Windows 10, portanto não se responsabiliza por eventuais problemas em computadores que usam o sistema obsoleto. 

Ainda é possível usar o SO de 2015 e muitos apps rodam normalmente, mas a experiência a longo prazo pode ser afetada por bugs e problemas de compatibilidade. Há, também, um alto risco de segurança.

Caso você ainda tenha um PC com o sistema antigo, a alternativa é atualizar para o Windows 11 ou considerar uma mudança para o Linux

A Microsoft ainda oferece um programa de Atualizações de Segurança Estendidas (ESU) para o Windows 10 com um ano de updates cruciais de segurança: o serviço é oferecido de graça para quem tem backup automático do sistema no OneDrive, por mil pontos do programa Microsoft Rewards ou em compra única de US$ 30.

Leia também:

VÍDEO: Adeus, Windows 10! 👋 A Microsoft encerrou o suporte, e agora é hora de dar um upgrade

Leia a matéria no Canaltech.